Detenções por roubo de carga sobem 25% em 2021

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Insurtech de mobilidade de carga ganha protagonismo no Brasil, com soluções para segurança no transporte rodoviário de cargas

 

O volume de roubos de cargas tem registrado aumento ao longo dos últimos anos e é uma das grandes preocupações do setor logístico nacional, já que a incidência desse tipo de ocorrência causa inúmeros prejuízos. Um levantamento realizado pela Polícia Federal revelou que o número de prisões por esse tipo de ocorrência aumentou 25% em 2021, chegando a 764 no período. Minas Gerais lidera o ranking com mais de 200 registros de prisões, seguido por Rio de Janeiro e São Paulo, todos na região Sudeste.

 

Com a preocupação latente para uma redução nos prejuízos com roubos de cargas, contar com segurança plena para todas as etapas da logística é indispensável. Nesse cenário, a startup SmartLoad desenvolveu soluções tecnológicas que visam facilitar a gestão do Seguro e do Gerenciamento de Risco (GR) no transporte rodoviário de cargas, contribuindo com a redução de ocorrências e garantindo as diversas etapas securitárias e, consequentemente, as indenizações em casos de sinistros.

 

De acordo com dados da Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), apenas em 2021, o prejuízo do setor com o roubo de carga foi de mais de R$1.2 bilhão. Essa realidade tem preocupado embarcadores e transportadores e principalmente motivado o ecossistema para aceleração da entrada de alta tecnologia na logística.

 

Segundo o fundador e CEO da SmartLoad, Sylvio Bispo, ao investir em tecnologias para recursos de segurança, as empresas ganham maior sustentabilidade. ‘’Reduzir o número de sinistros, tanto de roubo como de acidente, tem sido um anseio para todo o ecossistema logístico-securitário. Uma dica importante é investir em medidas, processos e ferramentas que tragam maior inovação e segurança para operações logísticas’’, declara Bispo.

 

De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Brasil tem mais de 250 mil transportadoras, que juntas movimentam 61% de toda a carga transportada no país. Para atender aos anseios dessas empresas que transportam, além de contribuir com seguradoras, corretores, motoristas e outros atores do setor na melhora de seus resultados, a SmartLoad desenvolveu duas soluções que, juntas, simplificam etapas securitárias obrigatórias e, de quebra, analisam dados para melhora contínua das características de uma operação logística no âmbito do seguro e gerenciamento de risco.

 

Com a SmartBox, é possível realizar, de forma simples, integrada, automatizada e multicanal, a averbação da carga em todas as etapas do transporte. Como outro diferencial, por meio do SmartLoad App, além de averbar a coleta, é possível criar e gerenciar tarefas e acompanhar o transporte até a entrega.

Já a solução SmartDriver oferece toda a verificação da documentação e status do motorista responsável, trazendo maior agilidade no cadastro e consulta de profissionais, integrando inteligência e alta tecnologia ao permitir a criação de um legado histórico, com reputação e outras características personalizadas que qualifiquem ainda mais o mercado.

Segundo o especialista, o mercado transportador é sedento por inovação, uma vez que já utilizam na logística, porém, muitos acabam não encontrando inovação quando entram nas minúcias dos processos de seguro de carga.

 

“Atuando com o mercado logístico há quase duas décadas, já encontrei milhares de transportadores que possuíam uma operação eficiente, porém, o seguro acabava sendo uma barreira, por conta de suas regras de risco. A SmartLoad chega para simplificar e integrar os processos securitários à logística, entregando maior fluidez para operações”, define o CEO da startup.

Share.

Leave A Reply