De acordo com dados exclusivos da Azos, insurtech referência em soluções para seguro de vida, cerca de 32,59% dos homens que contratam um produto escolhem os filhos ou netos como beneficiários de suas apólices. Somado a isso, cerca de 37% priorizam o cônjuge, destacando a modalidade como uma forma de garantir proteção e tranquilidade para o futuro. Ao todo, o levantamento aponta que mais de 70% dos homens investem em apólices para garantir a segurança financeira da família.
Além disso, segundo os dados levantados pela Azos, mais de 86% dos homens que contratam seguro de vida, optam por coberturas que podem ser utilizadas ainda em vida, como doenças graves, invalidez permanente total ou parcial por acidente, renda por incapacidade temporária, entre outras modalidades. Sendo apenas 13,74% optando por coberturas exclusivamente voltadas para eventos de morte, como morte natural ou acidental e assistência funeral.
Segundo Rafael Cló, CEO e cofundador da Azos, “o seguro de vida tem ganhado cada vez mais adeptos no país exatamente pela conscientização das pessoas sobre a necessidade de ter um planejamento financeiro que engloba possíveis imprevistos e garanta a segurança da família. Além disso, com o aumento das contratações de apólices com cobertura para uso em vida, observamos que cada vez mais homens estão buscando formas de se proteger financeiramente enquanto estão vivos e ativos.”, comenta.
A afirmação está de acordo com os dados do mercado. Segundo um levantamento realizado esse ano pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) com informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o volume de prêmios emitidos pelo segmento de seguro de vida individual atingiu R$ 14,7 bilhões em 2023, uma expansão de 20,8% sobre o ano anterior, batendo recorde de contratações.
Outro dado que chama atenção é o crescimento significativo na contratação de apólices de seguro para uso em vida realizado de forma geral com a Azos, que aumentou cerca de 120% no último ano, no período de janeiro a junho de 2023 em comparação com o mesmo período de 2024.
“Esse aumento demonstra uma mudança de comportamento, onde a busca por segurança e proteção está se tornando prioridade no planejamento financeiro. Entender a importância do seguro de vida vem se tornando uma realidade, reforçando o cuidado e a responsabilidade com aqueles que convivem e dependem de nós. Acredito que especialmente no Dia dos Pais, esse é um momento oportuno para refletirmos sobre como estamos nos preparando em relação ao futuro que queremos para os nossos filhos.” comenta.
Ao escolher garantir o futuro dos filhos e da família, os pais estão fazendo uma declaração profunda de compromisso e cuidado. Esses investimentos proporcionam não apenas proteção contra imprevistos, mas também a certeza de que, mesmo em ausências inevitáveis, a segurança e o bem-estar dos parentes estarão assegurados.