Apesar da pandemia e da crise econômica, o mercado de seguros e de saúde suplementar obteve crescimento em 2021. O volume arrecadado de janeiro a dezembro em seguros no ano passado foi de 306,31 bilhões, o que representou um aumento de 11,8% comparado com o mesmo período de 2020, de acordo com a síntese mensal divulgada pela Susep. No segmento de saúde suplementar, informações divulgadas pela ANS apontam para um total de quase 49 milhões de usuários em dezembro. Em 2021 houve um incremento de 1.508.134 beneficiários – o equivalente 3,18% de aumento em relação a dezembro de 2020.
O home office trouxe enormes desafios que foram sendo superados pelas corretoras pequenas e médias, mas quando falamos de relacionamento com suas parceiras de negócios, seguradoras e operadoras de planos de saúde, ainda existem muitas melhorias possíveis e que podem render bons resultados para ambas as partes. Uma das dificuldades mais sinalizadas pela categoria é a dificuldade de acesso e de um canal de comunicação para encaminhar suas demandas.
As atividades serão realizadas através de reuniões quinzenais, onde os conselhos contendo dez integrantes em cada um deles, vão efetuar o levantamento dos assuntos pertinentes sobre o mercado de seguros e o setor de saúde suplementar e levar para o debate. Arley Boullosa especifica o motivo da iniciativa, com base nas operações sobre a comercialização desses contratos junto ao segmento. “Reuni os corretores de seguros para a criação desses conselhos, como uma alternativa de gerar um suporte referente a comunicação e a amplitude do relacionamento entre seguradoras, operadoras e parceiros de negócios. Não trataremos dos assuntos do cotidiano e casos pontuais, mas questões que realmente tenham prioridade para todos se ajudarem. Acredito que conseguiremos junto a esses conselhos, um ótimo canal de comunicação, tendo como base tratar de assuntos de forma centralizada. As corretoras médias e pequenas passam a ter uma voz ativa e com representatividade para ajudar nas parceiras. Nosso objetivo é somar para avançar e melhorar resultados para todos”, pontuou.
A Kuantta Consultoria, que nasceu com a missão dar suporte ao setor de seguros e principalmente aos corretores, criou dois conselhos para tratar de assuntos que tenham relevância junto às seguradoras e operadoras de saúde, com o objetivo de expandir o canal de comunicação dos profissionais no Rio de Janeiro. A empresa conta com aproximadamente 2.600 corretores e corretoras em seus canais digitais de relacionamento e estima que eles respondam por uma produção mensal de mais de 200 milhões em prêmios.