CITROËN CELEBRA 100 ANOS COM O ENCONTRO DO SÉCULO

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Evento na França espera reunir entre 7 e 10 mil veículos da Citroën fabricados em todas as fases da marca, com a participação de até 15 mil colecionadores

Para celebrar o centenário da Citroën em 2019, a empresa lança oficialmente o Encontro do Século”, evento que deve reunir entre 7 e 10 mil veículos da marca produzidos em diversas épocas, com a participação de até 15 mil colecionadores, apaixonados por carros e/ou admiradores da empresa. O encontro está sendo organizado pela Amicale Citroën & DS France – associação que reúne cinquenta clubes e mais de 10 mil colecionadores de automóveis da Citroën e DS –, e acontecerá no próximo verão europeu, entre 19 e 21 de julho de 2019.

A organização, com o apoio da Aventure Peugeot Citroën DS*, escolheu realizar o encontro em La Ferté-Vidame, discreto vilarejo de Eure-et-Loir (a cerca de 140 km de Paris) por ser um local histórico para a marca. Foi lá que a companhia decidiu instalar, em 1938, seu centro de testes para desenvolver e avaliar seus veículos. A data escolhida, durante o período de férias europeu, permite que um maior número de participantes possa se inscrever com o seu Citroën, desfrutando de um dia com a família ou amigos em um ambiente bucólico.

A iniciativa se deve ao apreço de milhares e até mesmo milhões de apaixonados e admiradores dos progressos, inovações e tecnologias trazidas pela Citroën no setor da mobilidade automotiva. “Este encontro estará à altura das ambições que André Citroën teria pensado para comemorar os 100 anos da sua marca”, explica Alain Thuret, presidente da Amicale Citroën e DS France.

O desenvolvimento do projeto começou ainda em 2015 por meio da criação oficial da “Comissão 100 anos“, seguido por um anúncio transmitido no International Citroën Car Club Rally**, além da posterior divulgação fora da França pela Amicale Citroën Internationale, que conta com mais de mil clubes estrangeiros e 70 mil colecionadores espalhados pelo mundo.

As taxas de inscrição são de € 100 para um veículo e duas pessoas a bordo por três dias; tarifas válidas para toda a inscrição até 12 de novembro de 2018. Mais detalhes sobre o encontro e as inscrições podem ser feitas em – http://citroencc.com/ (francês) ou http://citroencenturycelebration.com (inglês).

 (*) A Aventure Peugeot Citroën DS é uma associação cujo objetivo é preservar, desenvolver, gerir e promover o patrimônio das marcas do Groupe PSA, na França e no mundo.

(**) ICCCR: International Citroën Car Club Rally, Encontro Internacional dos Colecionadores da Citroën, que ocorre em média a cada quatro anos.

Perguntas&Respostas

Quantos participantes vocês esperam neste evento?

Com base nos eventos de grande porte já realizados, tais como os ICCCR ou ainda os “Nationales 2CV” e “Mondiales 2CV”, esperamos uma participação entre 7 e 10 mil veículos Citroën de quaisquer tipos e épocas, ou seja, entre 12 e 15 mil participantes inscritos, aos quais se juntarão os visitantes diários que virão viver um momento histórico em família ou entre amigos, o que representa cerca de 3 mil pessoas a mais por dia.

Este evento limita-se à França?

Não, ele é internacional. Com base em manifestações de grande escala de clubes da marca Citroën já realizadas, tais como os ICCCR, estimamos uma distribuição dos participantes da seguinte forma: 35% de franceses, 60% de europeus e 5% de representantes de outras regiões do mundo.

Vocês tomaram as medidas necessárias para gerir tais fluxos de pessoas e de veículos?

É justamente esse o trabalho que estamos realizando antes do evento, atividade que iniciamos em 2016. Sabemos por experiência que podemos contar com o voluntariado dos membros dos clubes que querem participar do projeto. Teremos, no auge da atividade, uma média de 450 voluntários presentes no local, notadamente para gerir a recepção e os fluxos de pessoas, de veículos, a gestão de estacionamento, as animações e as muitas atividades previstas.

O que vocês pretendem implementar em termos de segurança?

A segurança das pessoas e dos bens é uma das nossas maiores preocupações, e já estamos trabalhando nisso. Naturalmente, respeitaremos todas as obrigações legais e regulamentares em termos de segurança: posto central de segurança com médicos e dimensionado para o evento, área do heliponto, tráfego de veículos no local, evacuação rápida do terreno em caso de necessidade, entre outros. Tudo isto será feito em conjunto com os nossos parceiros (Groupe PSA, o departamento de Eure-et-Loir, a prefeitura do município de La Ferté-Vidame, a polícia etc.). O terreno será abastecido com água, equipado com hidrantes, assim como o principal estacionamento apresentará várias entradas e saídas, com capacidade de evacuação de 5 mil veículos em até 30 minutos.

Vocês têm certeza que dispõem de hotéis ou de soluções de hospedagem em quantidade suficiente para acomodar tantas pessoas?

Nós realizaremos o Encontro do Século no coração de uma região que apresenta forte atividade turística. De fato, existem estruturas de acolhimento importantes localizadas perto de La Ferté-Vidame (parques de diversões com acomodações, resorts etc.). Também teremos um camping com capacidade de 2,5 mil lugares, já que que sabemos por experiência que uma boa quantidade de colecionadores Citroën também são amadores de Camping e de noites ao ar livre: isso é também ligado à história de um dos nossos modelos mais populares, o 2CV, que simboliza, por si só, uma certa arte de viver feita de simplicidade. Atualmente este camping contém 2,5 mil lugares, mas temos capacidades de aumentá-lo em caso de maior procura. Todas as instalações sanitárias necessárias (chuveiros, banheiros, acesso para as pessoas portadoras de deficiências etc.) serão previstas em quantidades suficientes. Por fim, esta região está repleta de soluções de hospedagem em casas de família ou de acomodações cheias de charme esperando para serem descobertas.

Apenas três dias, não é um pouco curto?

É ao mesmo tempo curto e longo… Curto se levado em conta às muitas expectativas dos apaixonados pela marca, mas longo e adequado se considerarmos que a maioria dos encontros do clube são limitados a dois dias. Não vamos esquecer que estaremos em pleno verão europeu, e isso poderá ser uma oportunidade para alguns saírem de férias… O mais importante é que todos se sentirão livres para organizar sua viagem a bordo de seu Citroën, antes ou depois do Encontro do Século.

O parque do castelo de La Ferté-Vidame pode acomodar tantos veículos?

As terras pertencentes ao Castelo de La Ferté-Vidame têm uma área de 60 Ha, com uma extensão possível de mais 20 Ha. 35 Ha serão reservados para o festival e suas atividades. Um primeiro estudo de implantação estima a capacidade do terreno para 6.500 veículos, mas, dependendo da quantidade de veículos inscritos, poderemos anexar um terreno adicional para aumentar a capacidade de recebê-los.

Será possível dirigir o meu veículo nas pistas de testes da unidade de PSA em La Ferté-Vidame?

De acordo com o Groupe PSA, os veículos Citroën dos colecionadores poderão andar em uma parte do circuito do Centro de Testes, que será especialmente preparado para isso sobre um comprimento de cerca de 14 km. Lá também poderemos encontrar carros de coleção, assim como protótipos de competição, ônibus ou caminhões Citroën. Deve-se notar que esta descoberta do circuito de testes da PSA-La-Ferté-Vidame pelos colecionadores ao volante terá que ser feita em velocidades reduzidas.

Haverá impactos econômicos e turísticos na região?

O “Encontro do Século” contará com 12 mil participantes e 15 mil visitantes, distribuídos ao longo de três dias. Este encontro mundial terá um forte impacto na atividade comercial e turística da região de La Perche. Muitos participantes aproveitarão para passar alguns dias de férias no local. A metade dos participantes acampará no coração do evento. A outra metade reservará hotéis, pousadas e quartos na região. Grandes impactos econômicos são previstos, principalmente em restaurantes, hotéis, postos de gasolina, locais de atração turística e no comércio em geral. Os profissionais de turismo, o Escritório de Turismo das Florestas do Perche, o Conselho departamental de Eure-et-Loir, a Comunidade de Comarcas das Florestas do Perche, também se envolverão na recepção destes visitantes. Além disso, o evento deve ser amplamente divulgado: haverá ampla cobertura da imprensa, promovendo, portanto, o turismo da região.

Qual a experiência e expertise da Amicale Citroën&DS France em termos de organização de eventos para gerir um evento dessa magnitude?

A Amicale Citroën&DS France agrupa a maior parte dos clubes franceses da marca Citroën, já tendo a oportunidade de organizar vários eventos importantes, tais como:

• dois eventos ICCCR (International Citroën Car Club Rally) de 1978, em CHARTRES, com 800 veículos; e de 1995, em CLERMONT-FERRAND, com 5 mil carros;

• os Encontros Nacionais anuais e os Mundiais 2CV que reúnem até 7 mil veículos Citroën de dois cilindros, organizados pela Associação dos 2CV Clubs de France (A2CF) com mais de 20 anos de experiência; a capitalização desta experiência e de seu profissionalismo faz da A2CF um organizador voluntário metódico e experiente.

Assim, a Amicale Citroën&DS France criou uma associação ad hoc para organizar e gerir o Encontro do Século. Essa associação, chamada “Celebração Centenário Citroën“, é constituída de membros provenientes de vários clubes, capitalizando uma forte experiência em termos de encontros automotivos. É a soma desses conhecimentos que a Amicale Citroën&DS France reuniu especialmente para organizar este Encontro do Século. Além disso, ela será assistida por uma agência profissional de Eventos, garantindo o cumprimento dos requisitos legais e regulamentares na organização de eventos de massa.

O que vocês estão prevendo para a alimentação?

O “Encontro do Século” contará com 12 mil participantes e 15 mil visitantes, repartidos ao longo de três dias. Haverá uma grande quantidade de estruturas de alimentação dentro do local, oferecendo tanto sistemas de restaurante tradicionais, como do tipo fast-food ou “Food Trucks” (caminhões-restaurantes), estes últimos muito apreciados pelos visitantes. Além disso, haverá um jantar de Gala no sábado à noite (com inscrição prévia obrigatória no site internet http://citroencc.com/). Sem esquecer todos os estabelecimentos locais situados ao redor do parque do castelo, que também desempenharão um importante papel.

O que vocês estão prevendo para as instalações sanitárias?

Pontos sanitários serão instalados em quantidade suficiente e distribuídos pelo local para o conforto de nossos participantes e visitantes. Tratam-se de instalações temporárias especialmente projetadas para este tipo de evento. Após a desinstalação, o local não sofrerá nenhuma poluição residual.

Vocês previram uma zona para consertar os veículos em caso de algum tipo de avaria?

Uma estrutura será implementada para operações de rotina (substituição de pneus e pequenas intervenções rápidas, que não exijam ferramentas especializadas). Para intervenções mais pesadas, recorreremos à rede das oficinas Citroën próximas, ou ainda, às oficinas de reparação automotiva. As obrigações legais em matéria de reciclagem dos resíduos serão respeitadas com parceiros locais. Após a desinstalação, o local também não sofrerá nenhuma poluição residual.

Vocês dizem que pedirão ajuda a voluntários durante o evento. Poderiam nos dar mais detalhes?

Encontro do Século é feito para os clubes e pelos clubes. Sem os clubes, este evento simplesmente não poderia existir. Teremos aproximadamente 450 voluntários para receber os cerca de 15 mil visitantes esperados. Também sabemos, por experiência, que podemos contar com os membros dos diversos clubes da marca. Estes voluntários serão liderados pelos responsáveis das diversas comissões criadas. Para se ter uma ideia, antes da realização do evento, já temos cerca de 70 voluntários mobilizados em torno deste evento, liderado por um núcleo central de coordenação das diversas Comissões: o escritório do “Celebração Centenário Citroën”.

Que tipo de animação o visitante pode esperar encontrar no local?

Na medida em que concretizamos as diversas exposições ou animações, nosso site internet http://citroencc.com/ divulgará as atividades confirmadas. Este site é evolutivo e os encorajamos a visitá-lo regularmente, até a data do evento. Haverá, no entanto, alguns eventos incontornáveis, tais como:

• o Museu efêmero cenográfico Citroën. Nele, serão expostos:

– Os modelos Citroën através dos tempos;

– As aventures e as Travessias Citroën;

– Os grandes fabricantes de carrocerias que trabalharam nos modelos da Citroën;

– As fábricas Citroën na França;

– Os Citroën construídos no mundo inteiro;

– Os homens e mulheres que “fizeram” a Citroën;

– Os Citroën nas corridas e nos Raids;

– Os caminhões e os transportes Citroën;

– Os motores Citroën;

– Exposições de brinquedos da Citroën e espaço de jogos para as crianças, as miniaturas…

• Uma sala de projeções de filmes, com conferências sobre a vida da empresa, filmes históricos, extratos de filmes usando carros Citroën, filmes publicitários etc.;

• Um mercado de peças sobressalentes, catálogos, brochuras, acessórios de época etc.;

• Uma biblioteca física e digital do centenário da Citroën, contendo os livros da marca de nossa biblioteca, as histórias em quadrinhos, os historiadores e as dedicatórias, os arquivos digitais de Terre Blanche etc.;

• O espaço “Automobiles Citroën” que apresentará os protótipos Citroën e DS.

Qual comunicação vocês vão fazer em torno deste encontro do Século?

A comunicação começou em 2016! Este comunicado de imprensa detalha agora as datas, locais e o formato do evento. As redes sociais, tais como Facebook, Instagram e YouTube, serão amplamente utilizadas. O evento será transmitido nos diferentes salões ou encontros de carros antigos realizados pela “Amicale Citroën Internationale” em 2018 e 2019, tanto na França quanto no exterior. Finalmente, também comunicaremos por meio das revistas especializadas sobre carros antigos, por meio da imprensa especializada, assim como por meio das redes de Distribuidores e Oficinas Autorizados Citroën e DS.

Share.

About Author

Leave A Reply