Em entrevista ao Valor Econômico, Daniel Hatkoff relembra carreira como investidor, fala de desafios empreendendo no Brasil e oferece dicas importantes para fundadores
Daniel Hatkoff, Fundador e CEO da Pitzi, fala sobre sua trajetória como empreendedor no episódio mais recente da série Fundadores, quadro do Valor Econômico que entrevista os líderes das startups mais inovadoras do Brasil e do mundo. A Pitzi é a insurtech líder em proteção para celulares no país e tem ajudado algumas das maiores seguradoras do país a transformar a relação do brasileiro com os seguros.
No papo, o executivo relembra da sua carreira como investidor em Nova York, no fundo de investimento Warburg Pincus, e de como, em 2010, decidiu que queria aprender a montar um negócio na prática. Para isso, veio ao Brasil, aprendeu a falar português, fundou a Pitzi e descobriu que fazer o crescimento de uma empresa acontecer era bem diferente do que ele via na firma de private equity.
A conversa ainda traz dicas para empreendedores com base em alguns dos desafios encontrados por Daniel ao longo do caminho:
· Muitas vezes, o instinto do empreendedor não é o bastante. Crie um ecossistema de apoio para que seja possível aprender cada vez mais rápido e ganhar escala.
· Na ânsia por causar disrupção e desafiar o status quo, é fácil acreditar que os líderes de um mercado estabelecido não têm interesse em inovar. Em grande parte dos casos, isso é o completo oposto da realidade.
· Não tenha medo de contar com profissionais experientes no seu time. Embora valha ficar atento a possíveis vieses, veteranos do mercado em que você quer atuar são essenciais para ajudar a entender as dores do setor e como navegar por ele.
· Mantenha contato e aproveite o conhecimento dos fundos de investimento. Ter por perto alguém com visão e interesse no seu negócio pode ser fundamental para maximizar acertos e evitar erros.