Austral Seguradora e Austral Resseguradora investem em voluntariado corporativo como propulsor de mudanças sociais

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Focadas em   incentivar a organização de atividades de voluntariado corporativo, de acordo com os princípios ESG, a  Austral Seguradora e Austral Resseguradora  se uniram ao Instituto Reação para proporcionar o acesso de jovens e adultos ao seu projeto de “Introdução à Tecnologia da Informação”. O local escolhido foi a Comunidade da Rocinha, na Zona do Sul da cidade do Rio de Janeiro, com a oferta de 30 vagas.

O diferencial do curso é sua organização. Todo o conteúdo foi elaborado pelos próprios colaboradores das duas empresas, liderados pelo CTIO da companhia, Leonardo Lomba. “Reunimos 16 pessoas que prontamente se comprometeram em ajudar. Elas elaboraram as 12 aulas do curso, um conteúdo personalizado com o empenho de quem abraçou esse projeto de levar mais conhecimento à uma população que, muitas vezes, não tem amplo acesso a esse tipo de informação”, declara.

Os colaboradores também foram instrutores, doando parte de seu tempo uma vez por semana para o contato com os alunos e a interação para contribuir em suas formações profissionais. É o caso de Luiz Henrique Brito, analista de infraestrutura em São Paulo. Ele   foi ao Rio de Janeiro especialmente para o curso e pôde encontrar lembranças de sua própria história.

“Acredito que ações como essas são gatilhos para que as pessoas despertem interesses e conheçam como é possível crescer profissionalmente quando aprendem mais. Tive essa oportunidade no início da minha carreira em  um curso de imersão gratuito. Ali, vi o valor do aprendizado e de influências positivas para abrir um universo de desejos de mudança. É preciso despertar o poder da vontade nas pessoas. E, nesse curso, elas quiseram mudar e se dedicaram”, relata.

Indo além da oferta do curso, as empresas também quiseram promover a possibilidade de uma mudança concreta. “Organizamos toda essa ação para que  um aluno de destaque tivesse garantido um emprego como colaborador efetivado, ao final do curso. Ele também ganhou uma bolsa de estudos para continuar aprofundando seus estudos em nível superior”, explica a head de Gente e Gestão, Adriana Mendonça.

O escolhido foi Abel Junior Ribeiro, de 19 anos. “Muitos jovens não têm essa oportunidade. Sou um fã de Tecnologia da Informação, tenho muito interesse em aprender e acumular experiências que vou levar para o resto da vida. O sentimento quando ouvi meu nome como contemplado foi de muita gratidão e recompensa, porque sei como oportunidades são valiosas: será meu primeiro pé no mercado de trabalho”, avalia o jovem.

Tanto para a Austral Seguradora quanto para a Austral Resseguradora, o saldo do projeto foi muto positivo pelo envolvimento de colaboradores e alunos, assim como conseguir oferecer uma oportunidade concreta ao estudante escolhido. As empresas já avaliam novos projetos, de acordo com  as políticas ESG da atualidade, sempre conjugando incremento de conhecimento e oportunidade de mudanças sociais e profissionais.

 

Share.

Leave A Reply