Especialista em Marketing de serviços no setor de seguros, ela demonstra que persistência no alvo e clareza nas palavras ajudam a crescer profissionalmente
Andrea Mathias
A história profissional e pessoal da executiva Andrea Mathias, publicitária que atualmente responde pelo Marketing da THB Brasil, está contada em um capítulo do livro Mulheres no Seguro, que será lançado pela editora Leader no dia 25 de novembro.
Intitulado “Comunique-se!”, o capítulo destaca a importância da verbalização nas carreiras, que foi fundamental para seu crescimento no setor – Andrea passou pelas seguradoras QBE, Berkley e Chubb, nesta iniciou sua atuação e permaneceu por 15 anos, indo de estagiária à gerência. “Acredito muito em plano de carreira, por isso fiquei tanto tempo em uma empresa, e tudo o que eu consegui foi pedindo, negociando, entendendo, indo atrás”, explica Andrea. “A comunicação é muito importante, você precisa expor
“A comunicação é muito importante, você precisa expor seu desejo para alcançar: se você quer algo, fale; se quer tentar galgar outro cargo exponha sua vontade e entenda como chegar lá”. Em uma passagem ela cita o desafio de ter ficado fora do mercado por seis meses. “Era um ano de crise e falei com o mercado de seguros inteiro, dessa forma, com minha comunicação, consegui o que queria. Tudo o que eu tenho conquistado – e ainda tenho uma longa jornada – é porque eu falo, eu vou atrás, não tenho vergonha de pedir, claro que utilizando bom senso para encontrar o momento mais oportuno”.
Em sua história, seja no trabalho ou em diversos outros momentos, Andrea Mathias percebe a importância das relações com as pessoas. “Meus relacionamentos interpessoais são muito bons e realmente preservo e valorizo isso. Tenho amizades muito antigas, tanto no campo pessoal como no profissional, que são sinceras e verdadeiras, sou muito grata por ter encontrados pessoas boas e que permanecem comigo. Muitos me questionam como consigo conciliar a vida profissional atribulada, a pessoal também intensa e ainda dar atenção para todos ao redor, mas isso é uma característica minha, tento me dedicar sem esperar retorno, gosto desta doação, mesmo que às vezes seja bem cansativo, por outro lado é muito revigorante”.
Dea, como é conhecida entre os amigos, acredita que o empoderamento feminino chegou com força. “Executivas estão cada vez mais assumindo postos que, no passado, o processo de seleção já determinava que seriam ocupados por homens. Isso vem acontecendo de forma natural, pois as mulheres também têm preparo e capacidade para assumir novas responsabilidades, mesmo exercendo as atividades de donas de casa e mães”.
Para ela, independentemente de seu cargo, é preciso liderar a sua vida e os seus objetivos buscando sempre deixar um legado com mensagens positivas. “Comunique-se muito, com clareza, transparência e gentileza!”, aconselha.
O livro “Mulheres no Seguro” será lançado pela Leader no dia 25 de novembro, às 19 horas, pelo canal da editora no YouTube. A obra, indo além da história do seguro, chama atenção para outra questão que precisa ser discutida: a equidade de gênero.
Com 30 depoimentos femininos, apresentando o perfil de executivas que atuam neste setor, nas principais cidades brasileiras, o livro promove amplo debate sobre o assunto. As 30 coautoras são: Regina Lacerda, Alessandra Monteiro, Andrea Mathias, Camila Davoglio, Carolina Vieira, Daniela Paschoal, Ellen Oliveira, Enir Junker, Eva Vazquez, Fabiana Resende, Francesca Bianco, Gisele Christo, Graziella Castilho, Guadalupe de Andrade, Isabel Alves Azevedo, Isabel Barbosa, Liliana Caldeira, Linda Bessa, Margo Black, Patrícia Campos, Paula Lopes, Rosana Techima, Rossana Costa, Simone Cristina Fávaro, Simone Ramos, Simone Vizani, Solange Guimarães, Stephanie Zalcman, Vanessa Capua e Vanessa Rocha.
Ficha técnica
Título: Mulheres do Seguro
Lançamento: 25 de novembro, 19 horas, organizado pela TV Gestão RH
Editora: Editora Leader
ISBN: 978-65-88368-11-4
Páginas: 360
Formato: 22,8 x 15,4
Preço: R$ 69,90
Vendas virtuais: Submarino, Americanas.com, Shoptime, Extra, Casas Bahia, Ponto Frio e Amazon
Vendas físicas: Saraiva, Cultura, Travessa, Livraria da Vila, Martins Fontes, Livrarias Curitiba
Site: https://editoraleader.com.br
Facebook: https://facebook.com/
Instagram: https://instagram.com/