Número de passageiros da terceira idade vem aumentando a cada ano
Engana-se quem pensa que viajar é uma paixão apenas de jovens. O perfil dos clientes que buscam o seguro viagem para deixar o país vem mudando nos últimos anos. De acordo com dados da Affinity, na última década os passageiros da terceira idade cresceram consideravelmente. No passado, a maioria dos viajantes atendidos no exterior – que sofreram algum incidente e precisaram acionar o seguro viagem – tinham, em média, até 40 anos de idade. Atualmente, essa faixa etária chega 65 anos.
“Nós sempre atendemos a um público variado, poderia dizer que temos passageiros de 18 até 95 anos, sem exagero. Os viajantes com mais idade ou mais experiência já conhecem melhor o produto seguro viagem e então fazem questão de contratá-lo antes de deixar o país. Já os mais jovens, ou aqueles que vão realizar sua primeira viagem internacional, muitas vezes não têm conhecimento sobre os seguros e sua importância”, avalia o diretor geral da Affinity, José Carlos Menezes.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), os viajantes com mais de 65 anos representam cerca de 15% dos pacotes turísticos vendidos no Brasil para destinos nacionais e internacionais. E a tendência é que esse número continue crescendo no futuro. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050 cerca de 30% da população brasileira será formada por pessoas com mais de 65 anos.