A Superintendência de Seguros Privados (Susep) participou, nesta quarta-feira (21/05), do tradicional almoço promovido pelo Clube Vida em Grupo de São Paulo (CVG-SP), realizado no Terraço Itália, em São Paulo. O evento marcou a retomada da agenda de encontros da entidade e teve como tema central “Susep – Inovação, Política Nacional de Acesso e o Seguro de Vida”.
A Susep foi representada pela Diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta, Julia Normande Lins, que apresentou como principais diretrizes e propostas do Grupo de Trabalho “Política Nacional de Acesso ao Seguro”, coordenado por ela. O GT concluiu recentemente seu relatório final com sugestões para o aperfeiçoamento regulatório e para a construção de uma estratégia institucional e de mercado voltada para a ampliação do acesso da população brasileira ao seguro.
O relatório destaca a necessidade de um diagnóstico aprofundado para o acesso ao seguro no país. A diretora Júlia Lins enfatizou que o Sistema Financeiro Nacional deve ser funcional ao desenvolvimento econômico do país, contribuindo significativamente como instrumento de inclusão social e redução de desigualdades por meio da proteção financeira.
O GT, previsto no Plano de Regulação 2023/2024 da Susep, distribui um canal de interlocução e diálogo entre participantes do mercado, incluindo representantes de supervisores, segurados, corretores de seguro, resseguradores, insurtechs, especialistas e autoridades públicas, processos à construção de um diagnóstico capaz de investigações o acesso ao seguro, de forma quantitativa e qualitativa, a uma gama cada vez maior de cidadãos e empresas brasileiras.