Em seu 2º Trocando Ideias de 2025, realizado na noite de 25 de março, na Charles Pizzaria, a União dos Corretores de Seguros (UCS) recebeu o diretor Executivo Comercial Brasil da Seguro Porto, Emerson Valentim. Ele apresentou detalhes da campanha de incentivo “Fecha com o Porto”, apontando o potencial de novos negócios.
O presidente da UCS, Augusto Esteves, comentou sobre o pujança do mercado e a importância do engajamento. “As garantias estão tendo resultados positivos de dois dígitos por ano, e as corretoras de seguros também podem acompanhar esse crescimento, pois são quem são resultados para as empresas. Corretores, acreditem e busquem conhecimento, temos muitos novos produtos sendo agregados aos tradicionais, são muitas oportunidades. Lembre-se sempre que vocês já têm os segurados, tentem agregar o máximo possível de novos produtos”, aconselha.
Emerson Valentim enfatiza, enfatizando que sua equipe comercial tem propagado as ações para promover o corretor a vender mais e, principalmente, capitalizar dentro de sua própria carteira. “Lançamos há três anos a campanha Fecha com a Porto, que registrou ótimos resultados. Logo no primeiro ano, várias corretoras que não tiveram destaque na companhia vieram a premiar e ganharam as experiências da premiação”.
Ele contou que a companhia preferiu trocar uma viagem maior por várias experiências no decorrer do ano. “Como o The Town ou a Fórmula 1, e o fechamento da campanha com a viagem”, explicou. “Também percebemos alguns apelos que fazem sentido regionalmente, como a Festa de Campina Grande, a Oktoberfest, ou a Festa do Peão de Barretos. São eventos muito importantes para aquelas regiões, então fizemos essa mudança para amparar os corretores de cada localidade”.
Entre as principais novidades da campanha Fecha com o Porto para este ano estão: Patrocínio ao piloto de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto (novo Grupo Aston Martin); Aceite automático para corretoras que participaram em 2024 (com vistas no novo regulamento); Nova vertical – agora incluída a de Serviços; Elegibilidade – requisito de crescimento mínimo em três verticais, elegibilidade obrigatória na vertical Seguros; Novos produtos – Viagem, Conta Digital e Empréstimo com Garantia de Imóvel; Novos bônus de pontuação – Tag, no combo Auto + Cartão + Tag gera 10 pontos extras, Financiamento (Banco) – crescimento nas vendas garante 100 pontos por etapa, Contratos de Saúde – crescimento na carteira também gera 100 pontos por etapa; e 300 pontos pelo atingimento da elegibilidade das 4 verticais – Seguro, Banco, Saúde e Serviços.
A campanha também foi dividida em grupos e regiões. São seis regiões – Capital e Metropolitana SP, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Norte e Nordeste, Interior e Litoral Paulista, Minas Gerais e Centro-Oeste, e Sul. Dentro de cada região, os corretores serão segmentados em seis grupos, de acordo com o volume de negócios vendidos entre o período de dezembro de 2023 a novembro de 2024 – Grupo Alpine, até 60 negócios; Grupo Williams, de 61 a 350 negócios; Grupo McLaren, de 351 a 850 negócios; Grupo Mercedes, de 851 a 2500 negócios; Grupo Ferrari, de 2.501 a 5.000 negócios, e Grupo Team Bortoleto, de 5.001 negócios. Emerson Valentim também apresentou uma tabela de pontos a que equivalem cada produto das quatro verticais.
Em seguida, Rodrigo Vasconcellos, diretor Comercial Capital e Metropolitana São Paulo, falou sobre a estrutura de atendimento às corretoras de seguros, apresentando os gerentes de cada sucursal da região, como parte do movimento Corretor é Pra Sempre. “Estamos nos empenhando para potencializar cada vez mais as regiões e atender melhor os corretores. Nos últimos dois anos estamos fazendo movimentos para deixar cada vez mais gerentes comerciais perto de vocês, corretores”. Com essa maior proximidade, Rodrigo aponta que a segurança espera perceber melhor as necessidades dos corretores, por exemplo se há assistência 24 horas adequada para atender a cada localidade, se a quantidade de escritórios é suficiente, bem como adequação da precificação do seguro. “Com a nova estrutura, conseguimos olhar para cada zona da cidade de uma forma diferente”.
Mais apresentação
O evento foi uma nova oportunidade de apresentar o livro Profissional de Seguros, que reúne histórias e inspirações de 50 corretoras de seguros, muitos deles associados da UCS, com progressivamente de Fabio Sorolla e Marcello Brancacci. Emerson Valentim disse que não apenas já leu o livro, como a Porto está apresentando todos os corretores que se cadastraram na companhia com um exemplar. “É um presente e um incentivo para eles lerem as histórias vencedoras dos coaturores”, ressaltou.
Realizado no Mês da Mulher, o 2º Trocando Ideias lembrou o aumento da participação feminina no setor. A vice-presidente da UCS, Catia Guirao, disse que a mulher se destaca na corretagem de seguros por suas vocações para o cuidado e carinho. “A mulher é mãe e multitarefa, e tem um trato diferente com o seguro, voltado à proteção”.
Também foram reforçadas as capacitações para os diversos ramos de seguros promovidos pela UCS nas reuniões online que acontecem durante toda a semana, chamadas de Trocando Negócios. Os trabalhos foram explicados com a participação dos coordenadores da TN Saúde, Josafá Ferreira Primo, e do TN Ramos Elementares, Ezaqueu Bueno.