Já está no ar mais um episódio da temporada 2021 dos podcasts Negócio Seguro AIG Play , desta vez para tratar do impacto da cultura de diversidade na gestão de riscos. O setor privado tem se aproximado, cada vez mais, de discussões sobre diversidade e inclusão, mas até que ponto essa realidade é transformada em ações práticas além das cores do arco-íris no Mês do Orgulho LGBTQIA+? Para compartilhar as principais iniciativas e esforços das companhias em promover o tema, e o papel dessas atitudes nos negócios e reputação de profissionais e empresas, Thales Dominguez, especialista de riscos de Linhas Financeiras da AIG, conversa com Renata Moraes, CEO da ImpulsoBeta, empresa de aprendizagem em Diversidade, Equidade e Inclusão, e César Eduardo Lavoura Romão, advogado sócio do escritório Aversa Araújo Advogados, responsável pela área de Inclusion Compliance, consultor e palestrante da Goodbros Empatia e Comunicação Inclusiva; instrutor do IN Movimento Inclusivo, Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e professor na Faculdade de Direito da FMU.
Consultorias e institutos de pesquisa globais já apontam o caminho positivo da composição de times diversos às organizações, e como uma postura ativa no combate ao racismo, intolerância e capacitismo fortalece as empresas não só quanto ao seu ambiente interno e atração de talentos, mas também quanto ao fomento à inovação, desenvolvimento de produtos e atendimento a clientes. Por outro lado, ainda são constantes as reclamações trabalhistas baseadas em acusações de assédio e preconceito, gerando desconfiança nas relações pessoais, além de danos financeiros e à reputação que podem recair sobre o profissional e administrador responsável. É nesse cenário que este novo bate-papo Negócio Seguro AIG Play traz os convidados especialistas para comentar esforços e desafios atuais no campo das relações interpessoais dentro e fora das empresas.
“Um ponto importante que tem feito as empresas se movimentarem pela busca da representatividade em seu quadro de funcionários é a compreensão dos ganhos ao negócio e maior conscientização de que a omissão traz riscos à sustentabilidade, governança e reputação. Uma liderança inclusiva, ambiente respeitoso, práticas que consideram as múltiplas características – de funcionários a clientes – são hoje diferenciais que separam as empresas atentas à evolução da sociedade daquelas que amargam prejuízos por desconsiderar preceitos básicos relativos, por exemplo, a gênero no momento de oferecer seus produtos”, afirma Renata, há seis anos à frente da ImpulsoBeta.
“A abertura das empresas à diversidade e inclusão passa pela adaptação de seus espaços físicos para acolher as singularidades. Também é fundamental a incorporação de políticas internas de não discriminação que não fiquem somente no papel. Elas devem ser acompanhadas por ações de formação e educação corporativa para alcançar os objetivos de inclusão na companhia e mitigar riscos de demandas trabalhistas. São essas ações que têm chegado cada vez mais ao judiciário, podendo impactar não só a companhia, mas o patrimônio de seus gestores”, explica César, ao comentar sobre seu trabalho de orientação às empresas na orientação de inclusion compliance.
Os convidados debatem o papel das organizações no reflexo da representação da sociedade atual e como os seguros de responsabilização de administradores têm importante apoio no gerenciamento e mitigação de riscos de conflitos, a exemplo do Seguro de Práticas Trabalhistas Indevidas da AIG. “Como sempre frisamos a nossos corretores parceiros e clientes, o seguro não pode ser um meio de proteção a condutas incorretas que, em muitas vezes, podem até levar à responsabilização penal. O que se busca é oferecer às empresas uma ferramenta adicional que contribuirá para sua trajetória de diversidade, oferecendo coberturas de reparação de danos a quem venha sofrer por atos discriminatórios”, afirma Thales, da AIG.
Lançada em abril de 2020, a primeira temporada dos podcasts Negócio Seguro AIG Play contou com dez episódios inéditos e totalizou cerca de 5 mil reproduções neste período. Em janeiro deste ano, a série figurou entre os 140 podcasts de negócios mais ouvidos na Apple Podcasts, entre os mais de 2 mil canais nessa categoria, de acordo com a plataforma de monitoramento Podstatus. Ao longo da primeira temporada, a série recebeu mais de 20 participantes, entre especialistas da seguradora e de diferentes segmentos. Ao todo, foram mais de 4 horas e meia de conteúdos disponíveis nas principais plataformas de áudio: Anchor , Spotify, Google Podcasts , Castbox, Overcast, Breaker e Apple Podcasts .