Como gerir a saúde de um grupo pensando em bem-estar, produtividade e economia? A Telemedicina pode revolucionar o modelo de saúde no Brasil? Como a tecnologia pode ajudar as empresas a cuidarem da saúde dos seus funcionários? Gestão de saúde: como deve ser feita dentro das empresas? Esses e outros assuntos serão discutidos no V Fórum Internacional Asap – Gestão de saúde populacional: um convite à prática. O evento acontece em São Paulo nos dias 10 e 11 de junho de 2019.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um terço da população sofre de pelo menos uma doença crônica, entre casos de diabetes, hipertensão, reumatismo, doença pulmonar ou dislipidemia (distúrbios do colesterol). Esses males já respondem por 70% dos gastos com saúde no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, motivados pelo estresse da vida moderna, pelo sedentarismo e por maus hábitos alimentares. Esses problemas refletem diretamente na produtividade e na qualidade de vida das pessoas.
O conceito de Gestão de Saúde Populacional (GSP) tem sido muito falado nos últimos anos. Estudos internacionais mostram que, quando aplicada na sua integridade, a GSP pode resultar em reduções de 30% a 50% dos custos essenciais. O conceito surge como oportunidade para as empresas, além de enxugar gastos, também direcionarem seus programas de forma mais assertiva e com benefícios a longo prazo – extrapolando a gestão de casos crônicos e a análise de casos isolados.
De acordo com a presidente da Aliança para Saúde Populacional (ASAP), Ana Elisa Correa Siqueira, o fórum vem em um momento muito importante. Os painéis apresentados no evento têm o objetivo de fazer os coordenadores alcançarem o potencial máximo da GSP. Eles foram elaborados para gestores de saúde de empresas do setor e também para gestores corporativos, congregando players de toda a cadeia: empresas, operadoras, corretoras, indústria, laboratórios, hospitais, assistência domiciliar, serviços de promoção e prevenção, empresas de tecnologia em saúde para que possam conversar e unir informação e fazer uma troca de experiência.
De acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o 8º maior mercado no mundo na área da saúde e está em 9º lugar no mundo em gastos com saúde, com 8,5% do PIB, ou US$1.109 per capta. Tem 4ª maior população médica do mundo, com 2,18 médicos para cada 1.000 habitantes.
Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Brasil tem 47.340.503 Beneficiários em planos privados de assistência médica com ou sem odontologia, o que representa 22.5% da população. Um relatório divulgado pelo IBGE revela que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou. Para homens é de 72 anos e nove meses e mulheres 79 e quatro meses. Com isso, a longevidade da carreira também aumenta, o que reforça a necessidade de um modelo de gestão de saúde eficiente. O V Fórum Internacional ASAP trará para o centro da discussão as transformações que o sistema de saúde vem atravessando no Brasil e no mundo na busca de modelos mais efetivos, com melhores resultados clínicos, maior satisfação dos usuários e custos controlados e justos, sempre apoiando o uso da tecnologia como ferramenta de gestão.
V Fórum Internacional ASAP
Terça, 11 de junho de 2019
Das 8h15, às 17h
Local: World Trade Center – Av. das Nações Unidas, 12551 – 17 Andar. Brooklin Novo, São Paulo – SP. CEP.: 04578-903
Mais informações e inscrições: