Francisco Vidigal Filho reforça a relevância da diversidade como política nas organizações durante Dive IN Festival

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Presidente da Sompo Seguros destacou importância de as organizações estabelecerem mecanismos em que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades em contratação e desenvolvimento de carreira
Francisco Caiuby Vidigal Filho, presidente da Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, apresentou as ações da companhia voltada às questões de diversidade durante o AMMS no Dive IN Festival – São Paulo, que aconteceu nesta terça-feira, dia 24 de setembro, no Auditório da Escola Nacional de Seguros, na capital paulista. Durante o evento promovido pela Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS), o executivo comentou sobre as ações que são desenvolvidas na Sompo Seguros para promover a igualdade de oportunidades a todos e o respeito aos indivíduos independente de etnia, origem, orientação sexual, idade, gênero, religião ou qualquer característica física.

“Um ambiente diverso, plural, é mais dinâmico e propenso à troca de conhecimento, perspectivas de vida, visões profissionais e também à inovação, que é característica que faz parte da cultura da Sompo”, afirma Vidigal Filho. “Além de ser essencial por uma questão básica, que é o respeito a qualquer pessoa, estabelecer princípios e ações voltadas à diversidade também faz com que nossos colaboradores estejam mais engajados às causas da companhia e se sintam seguros em saber que têm a individualidade respeitada. Como consequência, temos um ambiente mais seguro e amigável, o que implica em melhora dos índices de produtividade e de qualidade de vida dos colaboradores”, observa.

 

Diversidade

Para fomentar as questões voltadas ao tema, a Sompo Seguros estabeleceu as Comissões de Diversidade, que são grupos multidisciplinares formadas na companhia em 2018 por colaboradores com o objetivo de instituir ações, práticas e políticas que promovam a igualdade de oportunidades, além da integração e respeito no ambiente corporativo. A Sompo Seguros conta atualmente com cinco pilares: Gênero, Gerações, Raças & Etnias, Pessoas com Deficiência e LGBTI+. Cerca de 50 profissionais da companhia dedicam parte de seu tempo às comissões, que organizam iniciativas para garantir a equidade, respeito mútuo, a promoção de um ambiente de trabalho amigável e, com isso, a melhora da qualidade de vida dos colaboradores.

 

Compromisso

Entre as ações voltadas à diversidade, a mais recente foi a assinatura da Carta de Adesão ao Fórum e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+, firmada em setembro deste ano. A companhia já estuda a adesão a termos de compromisso semelhantes voltados às demais vertentes com as quais trabalha. Ao longo dos anos de 2018 e 2019, já foram realizadas iniciativas significativas, como a criação de cursos de libras gratuitos para que colaboradores ouvintes possam aprender a linguagem de sinais, parceria com a Transempregos (entidade que media a contratação de profissionais transgênero), encontros para debater questões relacionadas à diversidade no ambiente interno, desenvolvimento da Declaração de Diversidade e Inclusão, que estabelece diretrizes para estimular um ambiente de respeito, inovação, inclusão e equidade, que garante igualdade de oportunidades a todos, considerando cada um em sua individualidade, respeitando sua dignidade e reconhecendo seus méritos; entre outros.

 

Público Interno

A Sompo Seguros conta no Brasil com quase 2 mil colaboradores. Desse total, cerca de 57% é do sexo feminino. As mulheres também representam 41% dos profissionais da companhia em cargos de liderança. Entre as Pessoas com Deficiência que trabalham na companhia, cerca de 60% são pessoas com deficiência física, seguido de deficiência auditiva (24%), visual (14%) e outros (2%). Em termos de faixa etária, o quadro geral de colaboradores está distribuído em: até 25 anos (8%), de 25 a 30 anos (13%), até 40 anos (43%), até 50 anos (26%) e acima de 50 anos (10%). Em um levantamento recente feito com cerca de 52% dos colaboradores da companhia, cerca de 6,6% apontaram ter outras orientações além de heterossexual (93,4%).

 

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