Na última quinta-feira (02/08), o CQCS Insurtech e Inovação recebeu Ramon Gomez, da Ramon Talks. Ele apresentou a palestra “Você acha que valeu a pena?”, ministrada durante o Workshop User Experience. As reflexões do executivo se iniciaram com a apresentação do Big Ben, há 14 bilhões de anos, e suas consequências que deram origem ao mundo como ele é hoje.
Para dar clareza às suas ideias, o executivo apresentou um vídeo, que mostra o consumo desenfreado. “Perdemos o controle de alguma coisa”, disse. “As nossas classes sociais são identificadas pela roupa que a gente usa e o carro que a gente dirige. O modelo está literalmente ligado à felicidade e à grande produção de escolhas”, completa.
O executivo considera que esse sistema custa muitos caro. “Se os chineses quiserem ter o mesmo padrão de vida dos americanos, precisaríamos de três planetas Terra. E, em 2030, precisaríamos de 50% a mais de energia, 30% a mais de comida e 40% a mais de água”, exemplifica.
Toda a introdução foi para mostrar as novas formas de consumo e comportamentos da nova geração que, segundo o palestrante, estão baseados nos tópicos “abundância”; “acesso x propriedade”; “crowd x core”; “escalabilidade”; “recompra”; “barreiras fracas”; “plataformas”; “instat learning”; “propósito”; e “vencedor leva tudo”.
Sobre as motivações, Gomez fez um paralelo entre gerações e mostrou alguns dados aos participantes. “Em 2010, um milhão de pessoas morreram de fome. Em contrapartida, três milhões morreram de obesidade. A preocupação hoje não é com coisas que deveriam mover uma geração, mas sobre qual iphone novo comprar”, lamenta.
No entanto, ele se diz otimista com essa nova geração, “que não tem apego às coisas, tem apego às experiências. Estamos numa fase de transição, que não estamos sabendo lidar”. Para concluir, o palestrante acredita ainda que “contexto, ousadia, criatividade e compaixão são o que nos moveu até aqui e que são as motivações que nos levará para frente”, concluiu.