Gestão de tempo reflete diretamente nos resultados, reduz custos, aumenta a produtividade e a satisfação do cliente
Dando sequência a sua série de lives, a TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador e criadora do TELEPORT, trouxe para um bate papo descontraindo Paulo Marchetti, CEO da Compara, que junto com Emir Zanatto, COO e sócio da TEx, e Felipe Ceitlin, Head Comercial da TEx, levou para audiência qualificada dicas importantes para que Corretoras de Seguros possam otimizar seu tempo, conseguindo realizar todas as tarefas diárias e, consequentemente, melhorando e ampliando seus resultados no mercado segurador.
A Compara é uma empresa chilena, que desde 2009 atua no mercado marketplace de produtos financeiros e de seguros em países como Argentina, Colômbia e Brasil. “Paulo tem uma trajetória de transitar em alguns outros mercados, como logística e construção civil, e desde 2014 está na empresa. Começou com CFO e agora ocupa cadeira de CEO”, explicou Ceitlin.
Para o executivo a pandemia trouxe uma série de mudanças, mas a Compara, por ser uma empresa de tecnologia e ter adotado há sete anos o trabalho remoto para equipe de vendas, os desafios foram sentidos de outra forma. “Quando veio a pandemia, a estrutura física de venda já era em casa e tudo em nuvem, então não tivemos dificuldade de mobilizar a equipe para casa. Porém as demais equipes, como tecnologia, produto e financeiro, são internalizadas e tivemos que desmobilizar todo mundo para o home office. Mas a principal dificuldade foi a indefinição sobre o rumo da empresa por conta da pandemia e fomos bem transparentes em dizer aos nossos colaboradores sobre a real situação na época”, revelou Paulo.
Emir ressaltou também as ações adotadas pela TEx nas primeiras semanas de pandemia, como o manifesto #nãodemita. “Foi importante a assinatura, em não demitir ninguém enquanto durasse a pandemia, e foi muito importante para dar maior segurança para todos”.
Ainda em se tratando de pandemia, o COO e sócio da TEx comentou que esse período permitiu que os diretores da insurtech pudessem gerir melhor o tempo e suas atividades. “Evoluímos muito. Antes da pandemia éramos em 90 e hoje estamos com 166 colaboradores, de diferentes Estados e, inclusive no exterior, nos Estados Unidos. Para nós foi libertador pois conseguimos entender que é possível gerir melhor o tempo e as tarefas”, comentou Emir, que destacou o case da Compara, que realiza suas operações entre Brasil e Chile.
Ainda em gestão de tempo, Paulo ressaltou que a Compara utiliza uma série de ferramentas para otimizar tanto o tempo, quanto as tarefas realizadas pelas equipes da empresa de tecnologia. “Temos uma métrica que nos ajuda a avaliar se algum funcionário fica fazendo mais de duas horas a mesma tarefa no dia e nos diz o que podemos fazer para automatizar essa ação, por exemplo”, revelou o CEO da Compara.
Já Emir revelou que investiu muito em compartilhar conhecimento junto aos colaboradores da TEx, justamente para gerir melhor o tempo e as tarefas diárias. “Elaborei uma série de materiais e inclui na base de conhecimento de nossa empresa para tornar mais acessível. Foi uma mudança importante pois consigo focar em ações mais importante para a empresa e, ao mesmo tempo, dou mais autonomia aos colaboradores”.
Além das ferramentas, Paulo destacou que a confiança é extremamente importante em tempos de trabalho remoto. “Há algumas ferramentas de gestão que podemos falar aqui, mas a confiança é a base de tudo, desde o estagiário até o diretor”.
Dentre as ferramentas mais utilizada na Compara, Paulo destacou soluções como Slack que é integrado com o Clockwise. “Essa integração de ferramentas faz com que te ajude na gestão do tempo. Primeiro todo seu status da tua agenda é sincronizado no Slack. Se eu for chamar alguém eu sei se a pessoa está ou não ocupada. Uma ferramenta de comunicação muito boa. Essas ferramentas ajudam a metrificar as pessoas. Quanto tempo ficou em reuniões, em projetos e trabalhando focado em algum job”, exemplificou Paulo.
Além de ferramentas ou soluções online, Emir destacou que é possível gerir o tempo de outra forma. “Ainda na época da Matra, corretora de meu pai, criei o hábito de estipular janelas de tempo de 35 minutos para focar apenas no que é mais importante e me ajudou muito”, revelou Zanatto.
Método Pomodoro – O head comercial da TEx aproveitou o gancho de janelas de tempo para destacar o método Pomodoro, como forma de gerir o tempo, sem a necessidade de utilizar ferramentas online, por exemplo. “Você faz uma atividade totalmente concentrado durante 25 minutos e depois para por 5 minutos. Ao todo são quatro janelas de tempo. Importante começar pelas pequenas atividades do dia a dia para que você tenha pequenas vitórias. E depois comece para as mais complexas”.
Outro ponto ressaltado durante a live foi a questão da expressão FOMO, sigla em inglês para “medo de ficar de fora”, que se caracteriza por uma necessidade constante de saber o que outras pessoas estão fazendo, associado a sentimentos de ansiedade. “Quando veio a pandemia, comecei a ligar quatro monitores e minha produtividade foi muito prejudicada. Não conseguia fazer mais nada e isso é prejudicial demais”, revelou Paulo.
Para Emir, que teve burnout há quatro anos, uma atitude que ajudou muito a se desvencilhar dessa ansiedade por informação foi configurar as notificações. “Se suas notificações estiverem muito bem configuradas, não é preciso mais ficar olhando o tempo todo. Caso aconteça algo muito crítico eu vou ser notificado. O bom é fazer uma curadoria delas e esperar as coisas acontecerem”, disse.
Ao final da live, os executivos fizeram uma reflexão sobre tecnologia, Open Insurance e tendência do novo consumidor de seguros.
Para Paulo, é preciso avaliar com profundidade se a tecnologia realmente é necessária para o negócio do corretor. “A gente olha um monte de movimentação do mercado, na qual todo mundo é inovador e faz melhor do que a concorrência. Mas na realidade é preciso analisar bem se a tecnologia faz sentido para você”.
Já Emir ressaltou que o Open Insurance, regulamentado recentemente pela Susep, vai contribuir para que o consumidor tenha mais opções de escolha e seja melhor atendido. “No momento que a gente como consumidor achar que não estamos sendo bem atendido a gente vira a chave. Quem atende bem o cliente, ele sempre vai ter uma boa oportunidade”, finalizou.
A íntegra da live pode ser conferida no Instagram Oficial da TEx (@textecnologia) e também no Youtube Oficial da TEx .