A superintendente de Acompanhamento Técnico da CNseg, Karini Madeira, e o diretor-Executivo da FenSeg, Danilo Silveira, participaram em 16 de novembro do painel “Open Insurance & Inovações”, da Expo ABGR 2022, da Associação Brasileira de Gerência de Riscos, que também contou com representante do conselho deliberativo do Open Insurance.
Na ocasião, Karini Madeira informou que a iniciativa do Open Insurance mobilizou uma estrutura inicial de governança que incluiu um investimento de R$ 14 milhões, em 2021, e mobilizará R$ 370 milhões até o fim de 2022. Atualmente, disse ela, a Susep está em processo de aprovação de uma estrutura definitiva para o Opin, como também é chamado.
A superintendente da CNseg listou, ainda, os resultados esperados pelo mercado com a Opin: maior competitividade no setor; acesso às informações de produtos e canais de atendimento; novo canal de distribuição de produtos; desenvolvimento de novas soluções mais aderentes ao ecossistema digital; agilidade e precisão na oferta de soluções ao mercado; preços mais adequados ao perfil de risco dos clientes; comparação entre os diversos produtos do setor e maior poder de escolha dos clientes.
Na avaliação do diretor-Executivo da FenSeg, o Open Insurance “não substituirá as formas convencionais de contratação, mas será um facilitador para novos negócios, um canal alternativo”. Ao ressaltar o trabalho voluntário de representantes das seguradoras na viabilização do Open Insurance, Danilo Silveira destacou que um dos desafios postos será o de “expandir para trazer novos segurados, e não somente acirrar a competição entre as congêneres”.
De acordo com a Susep, o Open Insurance, ou Sistema de Seguros Aberto, dará a possibilidade de consumidores de produtos e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização compartilharem suas informações entre diferentes sociedades autorizadas/credenciadas pela Susep, de forma segura, ágil, precisa e conveniente.