Diretoria apresentou resultados parciais de pesquisa sobre o perfil dos associados, o calendário anual de eventos e discutiu propostas.
O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) abriu a programação de encontros mensais do ano com um almoço exclusivo para os associados, no dia 5 de fevereiro, no Terraço Itália. Já neste primeiro encontro uma novidade chamou a atenção dos associados: a ausência de mesa diretora. “Trata-se de um novo formato, mais informal, que garante a todos o mesmo direito de expressão e estimula o debate”, explicou o mentor Evaldir Barboza de Paula.
Estreando na função de secretário da atual gestão, o ex-mentor Nilson Arello Barbosa também apresentou novidades, como a execução do Hino Nacional na abertura do evento. Durante o almoço, ele expôs, ainda, em primeira mão, o calendário anual de eventos do CCS-SP, com todas as datas dos almoços ao longo de 2019, incluindo a festa de confraternização, que já está marcada para o dia 8 de novembro.
O mentor Evaldir apresentou os resultados preliminares de uma pesquisa, que ainda está em curso, sobre o perfil profissional dos associados do CCS-SP. Até o momento, segundo ele, um terço dos associados já respondeu. Os dados apurados revelaram que a maioria dos entrevistados atua no mercado há 34 anos em média e 33 anos na corretagem. Também foi constatado que o volume de produção da maioria é expressivo e que uma ou duas seguradoras despontam como as preferidas.
O mentor comunicou que a pesquisa continuará até que seja obtida a participação de todos os associados. “Peço que respondam para que tenhamos um retrato mais fiel do nosso quadro associativo”, disse. Dentre outros objetivos, a intenção é apresentar aos investidores a importância dos associados do CCS-SP, que compõem um grupo seleto de corretores de seguros de sucesso. Evaldir reforçou que a pesquisa é sigilosa e que os associados não precisam se identificar.
Cumprindo o seu objetivo, o almoço serviu para a diretoria do CCS-SP ouvir as ideias e sugestões dos seus associados. Um deles, Richard H. Furck, sugeriu trazer aos encontros mensais empresas que possam apresentar cases de sucesso, dicas para vender mais ou expor seus estudos sobre o setor. Outro associado, Andre Santos, concordou e acrescentou que gostaria de ver a presença de empresas prestadoras do mercado de seguros.
O associado Gilberto Januário propôs a criação de um fórum de discussão liderado pelo Clube. A seu ver, o fórum seria útil para orientar e até ajudar alguns associados na colocação de algumas modalidades de seguros, como, por exemplo, garantia judicial. Outra ideia partiu do ex-mentor Cesar Bertacini, que sugeriu a presença nos almoços de especialistas de outras áreas, como publicitários e tributaristas, que possam orientar sobre a gestão de corretoras.
O mentor encerrou o encontro com o convite aos associados para participação na próxima Assembleia geral Ordinária (AGO), no dia 28 de fevereiro, às 9h, na sede do Sincor-SP, que discutirá, dentre outros assuntos, a aprovação do balanço de 2018. Ele também comunicou que no almoço de março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o CCS-SP prestará homenagem às corretoras de seguros.