Há 10 anos, quando iniciou sua operação no país, a AXA no Brasil tinha claro sobre o lugar onde gostaria de chegar. A empresa alcançou o patamar de prêmios almejado e projeta as próximas conquistas: R$ 1,9 bilhão em 2024, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior — mantendo uma trajetória de expansão contínua e sustentável. Hoje, são mais de 3 milhões de clientes protegidos por meio da parceria com mais de 3,2 mil corretores ativos em todo o país.
Com o apoio do Grupo AXA para seguir crescendo, a operação brasileira da companhia tem sua estratégia para o futuro bem definida e sabe onde e como deseja chegar. Ao longo da última década, o tempo construiu uma posição sólida, oferecendo o portfólio mais completo de soluções em seguros empresariais.
“Reafirmamos nosso compromisso com o mercado, consolidando nossa posição como o portfólio mais completo de soluções em seguros empresariais. Para os clientes, isso significa mais praticidade e segurança, com uma única segurança cuidando de diversas necessidades. E para os corretores, é uma oportunidade de expandir seus negócios com soluções completas, estratégicas e alinhadas ao que cada empresa precisa”, afirma Luciano Calheiros, que assumiu o cargo de vice-presidente Comercial, de Marketing e Experiência do Cliente da AXA em um momento simbólico para a companhia.
A trilha para esse futuro está acercada em três pilares estratégicos, que guiarão transversalmente as decisões da empresa, em linha com os objetivos do grupo:
AXA Verde: impulsiona a agenda de sustentabilidade com soluções que apoiam a expansão de toda uma cadeia de negócios sustentáveis. Isso inclui a revisão de produtos do portfólio e a criação de novas ofertas que apoiam toda a cadeia de negócios sustentáveis. O comprometimento da empresa com a agenda verde também está colocado como uma das empoderadoras da Casa do Seguro, iniciativa da CNseg que insere o setor no centro da discussão sobre mudanças climáticas na COP 30.
Massificação: visa ampliar o alcance das soluções comerciais com portfólios mais simples, competitivos e digitais, permitindo que mais corretores e clientes tenham acesso a seguros de qualidade, com experiência fluida e atendimento consultivo.
Seguros Inclusivos: busca ampliar o acesso ao seguro por meio da iniciativa global AXA EssentiALL, que tem como objetivo atender às necessidades essenciais de proteção de clientes desatendidos. No Brasil, essa estratégia será viabilizada principalmente pelo canal de parcerias, envolvendo cooperativas, redes de varejo, instituições financeiras e outros.
“Esses pilares serão a bússola de um tempo comercial que atua cada vez mais integrado à equipe técnica. A AXA sempre foi selecionada por ter suas áreas de vendas e assinatura trabalhando lado a lado com o corretor, para encontrar o melhor desenho de solução para o cliente. E isso continua sendo um diferencial que mantemos com orgulho”, comenta.
O desenho comercial da AXA também está, desde o ano passado, organizado para atender os diversos perfis de produtos e corretores de quem a companhia trabalha, alinhando expertise e modelo de atendimento à demanda de cada um dos canais. Assim, Luciano Calheiros tem sob seu comando uma equipe focada em mega corretores, outra com dedicação para o canal digital, o consultivo corporativo, parcerias, além de uma diretoria focada em assessorias, grupos e licitações.
Uma proposta de valor em linha com estratégia
Em linha com a estrutura comercial, o Top Club, programa de incentivo aos corretores, também ganhou uma nova cara em seu regulamento para a campanha de 2025. A nova edição, já em andamento, tem mais vagas e categorias, com destaque para a premiação de corretores que se destacam em ramos estratégicos como Empresarial, Vida, Auto Frotas, D&O e E&O.
A viagem nacional tem um mix maior de categorias de corretores.Os canais de distribuição de assessorias, grupos, licitações e o canal digital também têm vagas exclusivas, reforçando o compromisso da AXA com uma atuação cada vez mais segmentada e estratégica.