Foco na educação e na qualificação para o mercado de seguros

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Na série de entrevistas do Portal Panorama Seguro, entrevistamos o idealizador do Educa Seguros, Anderson Ojope. No diálogo com o especialista em conteúdo voltado para o setor, conversamos sobre a busca pela informação, a importância do conhecimento, a importância do investimento em palestras e treinamentos, dentre outras características que o conhecimento está como base fundamental para agregar valores em todos os aspectos.

Confiram o conteúdo abaixo e boa leitura! ‘

 Panorama Seguro:  Percebemos que em todos os segmentos, a busca pela informação e qualificação são as molas propulsoras para o sucesso. Conhecer nunca é demais. Conte para os nossos leitores como surgiu a ideia de ter como base o Educa Seguros.

Anderson Ojope: O insight para criação da Educa Seguros veio da nossa percepção de existia e ainda existe uma grande lacuna relacionada a educação em seguros, ou seja, existe uma necessidade latente de se educar o público consumidor em relação aos produtos de seguros, até mesmo aqueles que ainda se encontram à margem do nosso mercado.

Em nosso entendimento, as empresas do mercado de seguros podem ser esses agentes de educação e transformação de uma cultura do improviso para uma cultura da prevenção e proteção, e ainda se beneficiarem disso. Daí também o nosso foco principal ser o marketing de conteúdo.

 

Panorama Seguro:  O site Educa Seguros específica como uma empresa pode se comunicar com o seu público. Conte o passo-a-passo do trabalho, para que todos possam compreender o método indutivo.

Anderson Ojope: Com a mudança de cenário, consequência da transformação digital que vivenciamos, o consumidor chega muito mais preparado para comprar o seguro. Isso se deve principalmente a facilidade proporcionada pela internet de se comunicar, mas também de se consumir conteúdos nos mais diversos formatos.

Nossa metodologia busca, através da entrega de conteúdos relevantes, apresentar a empresa ao seu potencial cliente ainda no momento inicial da sua jornada de compra. Com isso, a marca consegue criar relacionamentos de longo prazo com seu público, gerando assim leads mais qualificados e vendas no médio e longo prazo,

 

Panorama Seguro:  As seguradoras precisam conhecer melhor os seus corretores. Para isso, o planejamento estratégico de comunicação é fundamental para compartilhar conhecimento. Na sua opinião, as companhias investem da forma correta nesse aspecto ou deixam a desejar?

Anderson Ojope: Podemos dizer que o nosso mercado ainda é tradicional no que diz respeito à forma de se comunicar. Junto com este novo consumidor, também surgiu uma nova geração corretores de seguros que já não são impactados pela comunicação que as seguradoras tem feito. Percebendo essa mudança, vemos o surgimento de treinamentos, eventos e até mesmo campanhas de vendas que não focam somente em produtos, mas também em outros aspectos da formação e realização profissional dos corretores.

 

Panorama Seguro:  As entidades representativas do setor de seguros estão engajadas em oferecer palestras e treinamentos para seu público alvo. Sabemos que inclusive você já atuou como palestrante e teve essa oportunidade de interação. Fale sobre a importância da participação nesse evento como palestrante e qual forma de incentivo é viável para aumentar a demanda de participantes?

Anderson Ojope: Esses tipos de eventos são importantíssimos para que o mercado continue evoluindo. O engajamento está diretamente ligado aos assuntos abordados e a credibilidade de quem está promovendo e participando do evento.

Hoje o mercado é bem servido por instituições sólidas e que promovem eventos onde se abordam tanto os aspectos mais técnicos do seguro como também assuntos relacionados a gestão e negócios. De um modo geral, acreditamos que com a quantidade quase que ilimitada de informações disponíveis a um clique, terão sucesso aqueles eventos que foquem em conteúdos práticos e que proporcio muito network.

 

Panorama Seguro:  Sabemos que o Marketing de Conteúdo promove a marca e consolida todo o trabalho de produção e distribuição do material, tendo conversão na credibilidade e no aumento da demanda de vendas de uma empresa. Qual caminho para uma empresa prestadora de serviços ligada ao setor iniciar o investimento nesse segmento?

 

Anderson Ojope: Tudo começa com planejamento, mas podemos dividir uma estratégia de marketing de conteúdo em quatro etapas.

1) Definir o público alvo e conhecê-lo profundamente, descobrindo seus interesses, intenções e comportamentos, principalmente no ambiente digital. Para isso, cria-se uma persona, que nada mais do que é a personificação do cliente ideal da sua empresa.

2) Definir os objetivos da estratégia, que poderá ser a geração de leads, divulgação da empresa, lançamento de produtos, criação de autoridade, entre outros.

3) Publicar conteúdos que realmente sejam relevantes para o público que se quer atingir. Para isso, é preciso utilizar os formatos e a linguagem que venham falar diretamente com a sua persona.

4) Por fim, é distribuir esse conteúdo, ou seja, entregar o conteúdo certo, no hora certa, para a pessoa certa.

 

Panorama Seguro:  Para finalizar, deixe uma mensagem motivadora para as pessoas buscarem aprender e apreender todas as informações oferecidas por palestrantes e grandes executivos ligados ao setor.

Anderson Ojope: É preciso ter foco e colocar em prática tudo que se aprendeu. Nem tudo que se ouve é aplicável na sua vida ou no seu negócio, com isso, validar o que se aprendeu se torna essencial. No mais, avaliem quais são os aspectos que precisam ser melhorados e busque o conhecimento necessário para evoluir e realizar as mudanças necessárias. Sempre que possível, conte com um profissional da área para lhe auxiliar.

 

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