“É importante enfatizar que os líderes deverão sempre dispensar boa parte do seu tempo para dar feedbacks e orientar os seus liderados, estando sempre ao lado dos mesmos, nos momentos bons, assim como nos momentos de grandes desafios”

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Dando continuidade as nossas entrevistas semanais, percebemos a necessidade de focar em assuntos ligados a liderança e gestão de pessoas. Aproveitamos a oportunidade e conversamos com um executivo que atuou como grande percurssor de talentos no setor, onde a objetividade prevalece. Acacio Queiroz nos deu a oportunidade de compartilhar com os nossos leitores a sua missão de auxiliar no crescimento profissional dos colaboradores por onde passou.

A cooperação com o mercado segurador consiste na construção do conhecimento e da qualificação em todos os aspectos. Confiram o conteúdo abaixo e boa leitura.

 

 

 Panorama Seguro:   Vamos iniciar falando sobre Gestão de Pessoas. Afinal, sabemos que o senhor domina com excelência o fator liderança e governança corporativa. Conte para os nossos leitores qual a importância do acompanhamento do desenvolvimento profissional de uma equipe.

 Acacio Queiroz: A minha definição de liderança é: liderança é fazer os outros crescerem, tanto no âmbito pessoal como no profissional. O líder tem a obrigação de estar perto de seus liderados, transferindo experiências com equilíbrio e boa vontade, e acompanhar o desenvolvimento da sua equipe, transmitindo a mensagem de que, o trabalho em equipe sempre traz resultados melhores do que o individual, onde normalmente predomina o egoísmo, a insegurança e conseqüentemente o fracasso.

A governança corporativa e o compliance são um dos principais pilares de uma organização, e por tanto, o líder devera sempre cooperar para que todos os seus colaboradores conheçam muito bem as determinações e regras estabelecidas, evitando aborrecimentos e possíveis equívocos que sejam considerados de natureza grave.

 

Panorama Seguro:  O senhor foi Presidente de várias companhias de seguros no Brasil e na América Latina. E sabemos que o capital humano tem sido cada vez mais valorizado nas organizações, oferecendo suporte necessário, para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e se aperfeiçoem em características que já possuem. De acordo com a sua experiência gerindo grandes companhias, existem resultados positivos quando a empresa investe em talentos? 

Acacio Queiroz: Todo e qualquer investimento que você faça em sua equipe, seja oferecendo cursos internos e externos, no Brasil e no exterior, sempre é muito importante e o retorto para o colaborador e a empresa é garantido. É importante enfatizar que os líderes deverão sempre dispensar boa parte do seu tempo para dar feedbacks e orientar os seus liderados, estando sempre ao lado dos mesmos, nos momentos bons, assim como nos momentos de grandes desafios.

 

Panorama Seguro:  Os livros Minhas Bagagens e o Fábrica de Líderes são obras nas quais os leitores possuem a oportunidade de conhecer sua trajetória profissional de sucesso, além de abordar seu estilo único de liderança, onde adapta as Gerações X e Y, tendo como base o crescimento das pessoas e das empresas que já fez parte. Na sua opinião, as pessoas nascem liderando ou podem adquirir essa característica com o decorrer do tempo? 

Acacio Queiroz: Liderança é algo muito simples! Você tem que gostar de interagir com pessoas e estar disposto a fazê-las crescerem, através de transferência de experiências e dedicação total as mesmas. Concordo que tem pessoas que possuem o dom da comunicação que somados a sua dedicação como líder facilita o seu desempenho, mas qualquer um que desejar e estiver disposto poderá ser um líder, tendo em mente que dificilmente ele terá um grande reconhecimento por fazer os liderados crescerem, nem pelos próprios liderados, assim como pela própria empresa, que normalmente está mais interessada no lucro do que em planos de sucessão.

 

Panorama Seguro: Agora vamos falar do seu novo empreendimento, a Virelid. Conte para os nossos leitores, como surgiu a iniciativa de criar um negócio voltado para estratégias, treinamentos, workshops e até mesmo lançamento de produtos.

Acacio Queiroz: Apesar dos meus 69 anos, dos quais trabalho a 58, pois comecei com 11 anos de idade, sem nunca ter parado de estudar, o que faço até hoje,  ao terminar o ciclo da minha vida como executivo, resolvi empreender em duas frentes, com a  (Visão Resultado e Liderança), a qual é uma empresa de empreendedorismo estratégico, que consiste em desenvolver produtos e pessoas, para atingir o público alvo e crescer em seu seguimento. Tendo como objetivo final o crescimento da companhia e conseguintemente dos seus liderados.  Consiste em produzir, distribuir e divulgar os meus livros no Brasil e no exterior, assim como Palestras e Treinamentos.

 

Panorama Seguro:  O Portal Panorama Seguro possui uma série de entrevistas semanais com os principais executivos do setor de seguros. E sempre abordamos a questão da tecnologia com os nossos entrevistados. O surgimento das insurtechs estão a todo vapor no mercado segurador. Qual o conselho o senhor daria para os grandes executivos das companhias de seguros e para os corretores, em relação ao acompanhamento acelerado sobre as inovações tecnológicas. Na sua opinião, esses processos facilitam o cotidiano e ditam novas regras no cenário brasileiro?

Acacio Queiroz: Uma coisa é certa, até a data de hoje grande parte do mercado de seguros é norteado pelo relacionamento de pessoas, isso por que a maioria do mercado consumidor é constituída pelas gerações baby Boomers e X, que ainda estão vinculadas ao papel e as pessoas. As novas gerações Y, Z e Alfa que em muito pouco tempo predominará a maior parte dos consumidores do mercado segurador, não quer saber de papel, e está inteiramente voltada ao digital, a inovação, e a criatividade. Tanto as seguradoras como as corretoras deverão sem dúvida investir muito nesse novo cenário, para darem continuidade as suas organizações de acordo com o presente e o futuro próximo.

Panorama Seguro:  Para finalizar, qual conselho o senhor daria para profissionais que pretendem iniciar a carreira no mercado segurador, sendo numa companhia de seguros ou até mesmo como corretor? 

Acacio Queiroz: Em minha opinião um dos seguimentos que continuará crescendo consistentemente em nossa economia é a indústria de seguros, ofertando condições de desenvolvimento a todos aqueles que desejarem ingressar no mercado de trabalho, seja em seguradoras ou corretoras. O crescimento profissional dos colaboradores da indústria de seguros se dará pela dedicação dos mesmos, e pelo estudo das matérias que se dizem respeito a sua área, buscando sempre dar a milha extra nas empresas onde estão trabalhando, destacando-se e evoluindo profissionalmente.

 

 

 

Share.

About Author

Leave A Reply