O Consórcio é uma alternativa bastante difundida entre os brasileiros para adquirir bens e para poupar dinheiro. Todo ano, milhões de brasileiros se comprometem a contribuir com parcelas mensais para atingir estes objetivos. Só no ano de 2020, consórcios quebraram recorde de vendas de novas cotas e superaram R$ 150 bilhões em negócios até novembro, dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).
Infelizmente, a maioria dos consorciados não consegue manter suas parcelas em dia ao longo de toda a jornada do consórcio. Estes consorciados inadimplentes, além de não atingirem o objetivo inicial de compra de um imóvel ou automóvel, precisam aguardar até o final do prazo dos seus grupos de consórcio para recuperar parte do valor que já pouparam. Hoje, existem mais de 7 milhões de pessoas nessa condição, aguardando meses, às vezes anos, para receber o que já contribuíram.
A Consorciei é uma startup que se propôs a resolver este problema, impulsionando inovação na indústria de consórcios, ajudando a modernizar um mercado que existe há mais de 60 anos.
A Consorciei (https://www.consorciei.com.br
A startup foi fundada por Alexandre Caliman, João Prado e Pedro Lima, três amigos que vieram do mercado financeiro e tiveram passagem pela BRF. Em dois anos, construíram uma plataforma que conecta vendedores e compradores de consórcios, ajudando a resolver uma dor que atinge milhões de brasileiros. “Um dos grandes desafios enfrentados por consorciados e pelas administradoras de consórcios é o alto índice de desistência. As pessoas, ao aderirem a um grupo de consórcio, se comprometem a pagar parcelas mensais durante anos, mas muitas vezes, devido a mudanças de planos ou dificuldades financeiras, não conseguem cumprir com o objetivo. Nesse caso, procuram alternativas para não perder o valor investido, entre elas a venda da cota de consórcio”, avalia João Prado, diretor da Consorciei.
Ainda segundo o executivo, até a entrada da startup no mercado, a principal alternativa para quem desejava vender a sua cota de consórcio era o mercado informal. “Este ‘mercado’ sempre existiu às margens da indústria, formado por corretores e compradores informais. O resultado era um processo de venda pouco seguro e caro para o consorciado, resultando em um altíssimo nível de reclamações. Entramos no mercado para ajudar a resolver essa dor. Construímos uma solução que permite uma transação online, segura e justa para os consorciados que desistem dos seus consórcios”, explica João.
Venda de consórcio é opção na pandemia
O consórcio é uma forma de poupar por meio de contribuições mensais e programadas, com a possibilidade de receber o crédito total desejado, mesmo antes de ter tudo acumulado. É composto por um grupo de pessoas com o mesmo objetivo de adquirir um bem, sendo ele imóvel, motocicleta, automóvel ou até mesmo serviços.
No entanto, o compromisso a longo prazo por vezes torna a continuidade da permanência nos grupos inviável para algumas pessoas. Nesse ano, a procura pelos serviços da startup quadruplicou. Em 2020, a Consorciei ajudou mais de 5 mil consorciados e injetou mais de R$100 milhões no mercado, gerando liquidez num momento crítico.
Para receber uma proposta, o consorciado deve primeiramente preencher o formulário no site da Consorciei, as informações são validadas, o algoritmo de precificação da startup gera um preço pela cota de consórcio, o cliente então visualiza a proposta e assina os documentos de forma 100% online. Com isso, a empresa realiza o pagamento em pouquíssimos dias, sem nenhuma burocracia para o cliente. “O foco está sempre no nosso cliente. Queremos garantir que a cota de consórcio se transforme em algo com significado real na vida das pessoas”, comenta Prado.