Definir métricas para o seu negócio com o objetivo de serem acompanhadas é fundamental na geração de resultados positivos. A renovação do seguro pode ser trabalhada através de análises e é possível saber se houve crescimento ou se é necessário fazer uma readequação de algum setor, promover novas estratégias para aumentar as vendas e até mesmo organizar todo banco de dados dos clientes. Os gestores e os operacionais trabalham em conjunto para acompanhar a demanda de renovações, como capacidade de fidelização dos segurados.
Para o CEO do Grupo Pentagonal Seguros, Bernard Biolchini, todos os gerenciamentos que dizem respeito à comercialização de apólices é monitorado de forma constante. “Além de corretora, somos Franqueadores (Precisamos fornecer Know How). Trabalhamos com todas as etapas do funcionamento de uma unidade, desde o treinamento para sua abertura ao acompanhamento médio do faturamento de cada uma delas. Temos uma gestão de sistemas que opera em todas as sucursais da Pentagonal e quando o assunto é a renovação, levamos a sério esse monitoramento. Não tem como perder negócio em nenhuma ocasião, para isso somos qualificados em dar suporte em todas as ocasiões”, explicou.
O Grupo Pentagonal preparou uma lista de recomendações para os corretores de seguros administrarem suas renovações e não perderem a oportunidade de fidelizar a carteira.
1) Ofereça novos produtos – um hábito a ser adquirido para melhorar a taxa de renovação é estar sempre atualizado em relação ao que as seguradoras estão oferecendo de melhor para os segurados. Muitas delas oferecem coberturas e novos serviços que poderão ser úteis na hora de renovar uma apólice de seguro. Conhecer novos produtos e serviços é essencial para realizar a cotação e proporcionar diferenciais na hora de elaborar um seguro de acordo com o perfil do cliente.
2) Invista no Cross Seling – a venda cruzada é uma estratégia interessante para o processo de fidelização do cliente, que pode ter todos os seus seguros gerenciados por um corretor de seguros exclusivo. Em casos de problemas ou até mesmo na hora de tirar dúvidas em relação a renovação, fica mais fácil administrar as apólices e ter o suporte de um único profissional, que atua como agente intermediário entre os serviços oferecidos pela seguradora e as necessidades do cliente.
3) Cultive o relacionamento com o cliente – muitos segurados só lembram a importância do corretor de seguros na hora do sinistro. Se o consumidor está satisfeito, é correto afirmar que o mesmo pode te indicar para uma rede de relacionamentos que já possui. A confiança vem com o tempo e estreita os laços na relação com o cliente. Ter um modelo organizado para lembrar o mesmo sobre as renovações, pode ajudar na hora de demonstrar eficiência no que diz respeito a relação corretor e segurado.
4) Construa uma imagem positiva da sua empresa – uma das grandes preocupações do pilar de uma franquia é a preocupação com a marca e a padronização dos seus serviços para dar continuidade ao negócio, com solidez e credibilidade. É essencial que os setores de comunicação, marketing e relacionamento com franqueados e clientes trabalhem em equipe para conquistar a familiaridade não só para os seguros novos, mas também para a renovação. Manter um posicionamento na gestão do atendimento e no suporte é essencial para gerar a confiança dos segurados.
5) Invista em Gestão de Sistemas – o agendamento automatizado facilita a comunicação em relação ao prazo da vigência da apólice. Com esse recurso, é possível que o cliente tenha acesso ao comunicado de forma automática, tendo todas as informações necessárias para a renovação do contrato. O sistema pode abrir a possibilidade de novas negociações e miniminiza o risco pela busca de novas cotações com a concorrência e amplia as chances de contratação com a sua corretora.