São Paulo passa por um momento de chuvas intensas. Em níveis como esse, os riscos são eminentes e já atingem grande parte da cidade. Caso o motorista já esteja na rua, é fundamental que seja cuidadoso e tenha o máximo de atenção a algumas situações. A primeira delas é em relação às enchentes. Evite chegar a áreas de alagamentos ou possíveis alagamentos. Caso seja pego de surpresa e, no trânsito, a rua comece a encher, saia imediatamente do veículo e procure um local seguro para se abrigar.
Em relação ao seguro do veículo, o Porto Seguro Auto cobre os danos por enchentes, que fazem parte da chamada Cobertura Compreensiva (colisão, incêndio, roubo e furto). Essa cobertura é válida desde que o risco nunca seja agravado. No caso das chuvas, por exemplo, desde que o segurado não tente passar por uma rua já alagada. O Seguro Auto ainda cobre a higienização do carro que tenha água em seu interior.
Segundo Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto, “em situações de enchente é fundamental que o motorista, primeiro, garanta sua integridade física e, em seguida, acione ajuda, entrando em contato com a Porto Seguro – seja por meio do aplicativo, whatsapp ou com ajuda do Corretor, que pode intermediar o atendimento”.
Como as consequências são sérias, é preciso máxima atenção. “Nessas situações, é válido seguir alguns procedimentos que podem evitar acidentes e danos ao veículo”, diz Claudio Cardoso, gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro.
O Porto Seguro Auto listou algumas dicas importantes para quem utiliza automóvel e pode enfrentar ocasiões típicas do período chuvoso. Confira:
1. Durante a chuva, acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, os veículos ao redor também podem se beneficiar das luzes do seu carro.
2. Fique atento aos limpadores de para-brisas. Eles devem estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de troca.
3. Para desembaçar os vidros e melhorar a visibilidade, ligue o ventilador interno, o desembaçador ou o ar-condicionado.
4. A manutenção dos freios deve estar em dia. Isso inclui discos, cilindros etc. em boas condições. Por isso, se atente a ruídos ou demora ao frear, pois são indícios da necessidade de manutenção.
5. Nunca ligue o pisca-alerta quando estiver em movimento. Essa atitude pode passar a impressão de que o seu veículo está parado, causando confusão no trânsito e até possíveis colisões.
6. Em casos de enchentes, reduza a velocidade e mantenha uma rotação constante do motor para melhorar a dirigibilidade do veículo e evitar que a água atinja o motor. O ideal é ter uma velocidade contínua de, aproximadamente, 15 km/h.
7. Se o motor morrer, jamais dê a partida. Mantenha-o desligado e acione um profissional qualificado que possa analisar as condições do veículo a fim de ligá-lo sem danos.
8. Evite entrar com o veículo em um ponto de alagamento. Caso não seja possível driblar a situação, o ideal é que o volume de água no local não passe da metade da altura da roda do carro.
9. Se a enchente atingir toda a roda do automóvel, abandone-o imediatamente e tente andar pelos cantos das ruas para evitar a correnteza. Lembre-se: em situações extremas, garantir a sua integridade física é mais importante do que poupar um bem material.
10. Após o enfretamento de uma enchente, procure fazer um check-up do seu veículo o mais rápido possível. Além corrigir possíveis danos no carro, a medida ajuda a certificar a segurança do condutor.
O Porto Seguro Auto conta com um atendimento 24h, incluindo serviços de guincho. Logo, o segurado que necessitar pode procurar o seu corretor ou acionar ajuda das seguintes formas: via WhatsApp no número: 3003-9303, Chat on line no site: https://www.portoseguro.com.