A temporada de chuvas ainda tem mais dois meses pela frente e os riscos de temporal continuam em todo o País. Junto com as chuvas temos os prejuízos patrimoniais que muitas vezes podem ser minimizados levando em conta alguns cuidados simples. A LTSeg, corretora de seguros, por meio de sua equipe de engenharia de risco, listou alguns deles para evitar, ou pelo menos minimizar, danos em casos de inundações.
A primeira dica é manter o estoque e itens de maior valor em local mais alto, mesmo que seja em um estrado de madeira, estantes ou um andar superior. É importante também sempre verificar os ralos e encanamentos em busca de entupimentos e outros problemas que podem fazer a água não escoar.
Um plano de emergência também é muito útil para os momentos de crise. Neste plano é fundamental explicar qual a função de cada pessoa e/ou funcionário no momento da crise e que medidas deverão ser tomadas caso o nível da água se eleve.
“Apesar do seguro patrimonial ser possível tanto para empresas e pessoas físicas, aquelas em área de risco possuem maior exposição a perda”, explica Caio Timbó, diretor financeiro da LTSeg. A cobertura básica ampara os danos materiais causados pelas chuvas, sendo que há também coberturas específicas, como lucros cessantes, perda e pagamento de aluguel, equipamentos, que podem ser aplicáveis de acordo com a necessidade de cada segurado.
Para a identificação das melhores coberturas o segurado deve buscar um corretor capacitado que entenda suas necessidades e exposições, de modo que sua apólice de seguros seja dimensionada para o pior cenário de perdas, assim, até nas piores catástrofes, o segurado poderá contar com todo o apoio e indenização da cia seguradora.