O INPAO Dental – Instituto Nacional de Previdência e Assistência Odontológica – é a primeira empresa a ingressar em um pooling internacional na área de Odontologia. Nessa estratégia de negócios, a empresa divide o risco da apólice com outras seguradoras que compõem esse pool e se tiver prejuízo o pool oferece a cobertura da operação.
No caso de a empresa ter um excedente econômico, que conta como lucro líquido, ela transfere uma parte para o pool, ou seja, com as empresas que estão dividindo o risco, e um outro percentual do excedente vai para o cliente, que pagará menos pela apólice ou, dependendo do caso, não sofre reajuste.
“Isso cria oportunidade para que muitas multinacionais comecem a ingressar na nossa carteira de clientes,”, explica Claudio Aboud, diretor Administrativo-Financeiro do INPAO Dental.
Realizado por meio de uma rede global de negócios e com a gestão da Swiss Life, uma das maiores empresas desse segmento do mundo, fundada em 1857, a estratégia contribui para gerenciar riscos, fomentar novos negócios entre os players e chancelar a credibilidade das empresas que participam desses grupos.
Uma pesquisa da Swiss Life mostra que 28% das seguradoras que se associaram a ela estão em 1°lugar no mercado local, 67% entre as Top 5 e 84% estão entre as Top 10. Ainda de acordo com a Swiss Life, por meio do pooling internacional, são gerados cerca de 500 leads de novos negócios por ano. Oracle, Adobe, SAP, Nestlè, Microsoft Dynamics CRM e IBM são algumas das empresas que participam do pooling.
“O pooling internacional aprimora as práticas financeiras vigentes em âmbito mundial, além de proporcionar a união de grandes marcas globais”, conta Aboud.