Durante o almoço mensal da Aconseg-SP, que recebeu executivos da Bradesco Seguros, 11 de abril, o diretor da seguradora, Leonardo Pereira de Freitas, comentou sobre as promoções de novos executivos na companhia, além da importância das assessorias diante das mudanças no mercado de seguros.
“Hoje temos a oportunidade de comunicar algumas mudanças importantes na companhia. Há 15 dias, o presidente Vinicius Albernaz anunciou cerca de 20 promoções e movimentações importantes, como aqui em São Paulo. Como por exemplo, aqui em São Paulo, que foi a promoção do Luiz (Luiz Carlos Ferreira Gomes) à matriz, passando a ocupar o meu time, com isso o Duílio (Duílio Varnier Junior) passa a se dedicar ao Estado de São Paulo e ao Sul, conseguimos com isso ter um direcionamento muito maior em nível matriz de gestão, de promoção, de atendimento às nossas estruturas. E a oportunidade de promover o Anderson Mundim, que fez um belíssimo trabalho no sul, e assume agora São Paulo”.
Leonardo relembrou o surgimento das assessorias, onde havia uma dor das seguradoras, quando houve o crescimento do número dos corretores de seguros e, com isso, a necessidade das companhias de atender esses profissionais, onde as assessorias assumiram um papel importante de braço comercial das seguradoras e mais operacional junto aos corretores. “E diante das mudanças do mercado, hoje o ramo de saúde em crescimento, representando mais de 40% do mercado segurador, previdência com 25%, vemos uma mudança muito grande, principalmente no que se refere a risco para serviços”.
Por isso, segundo ele, as assessorias, como um braço comercial, têm um papel primordial diante de tantas mudanças do mercado e novos desafios. “Com as mudanças de comportamento do consumidor, de riscos, hábitos, de tecnologia e ferramentas, o mercado de seguros é diariamente provocado a se adaptar a tudo isso. Então as assessorias têm papel fundamental na distribuição e principalmente naquilo que temos que construir e pavimentar na indústria de seguro”.
Ele aproveitou e comentou sobre um novo produto no ramo de vida. “Que se encaixa perfeitamente no momento de vida do cliente e estávamos devendo isso para as assessorias, para que nos ajudem nesta jornada”.
Segundo ele, a companhia e as assessorias possuem desafios convergentes. “Temos hoje 6,2 mil corretores atendidos pelas assessorias no Brasil, por isso, é um canal relevante e cada vez mais o nosso desafio é ajudar a entrega de uma proposta de valor tangível para o nosso corretor e cliente. Se tivermos essa capacidade de andarmos juntos, cada vez mais estaremos fortalecidos nesta parceria”.
O presidente da Aconseg-SP, Marcos Colantonio, concordou com o executivo. “O que vendemos é que somos distribuidores de produtos. O corretor tem que entender que não é somente o seguro de auto, mas que temos outras oportunidades, como vida, saúde, RE e previdência privada. É importante, como assessorias, que façamos esse papel também, de acordo com a estratégia da companhia, nós estamos aqui para atender essa necessidade do mercado como um todo”.