Programa surgiu dos resultados da pesquisa do Grupo Focal Expectativas e Perspectivas, realizada pelo ISB, em 2018
Formar agentes de inovação e agentes de transformação, com o intuito de fomentar uma cultura de inovação e sua disseminação dentro do ambiente organizacional. Esse é um dos objetivos do Programa de Inovação e Soluções Corporativas, lançado nesta semana pelo ISB Brasil (Instituto Superior de Seguros e Benefícios Brasil) e o ISAE Escola de Negócios.
A vice-presidente do ISB, Joceli Pereira, explica que a demanda para o programa surgiu dos resultados da pesquisa do Grupo Focal Expectativas e Perspectivas, realizado em 2018. “Os profissionais do mercado de seguros, securitários e corretores reportaram a necessidade em conhecer mais sobre inovação e a onda de transformação que tem permeado nossos processos e produtos no dia a dia,” conta Joceli, destacando que o principal anseio é o de como estes conceitos podem fundamentar as boas práticas no mercado de seguros.
Derivado do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, sucesso no Paraná que hoje já foi levado para os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul, o Programa de Inovação e Soluções Corporativas é a primeira aplicação da metodologia inovadora desenvolvida pelo ISAE em parceria com a Arbache Innovations na realidade corporativa. Com o objetivo de fomentar a cultura da inovação, o Programa se baseia na capacitação de pessoas baseada nas suas competências, que são mapeadas por meio de gamificação. Os participantes são chamados de agentes e seguem trilhas de conhecimento aderentes aos seus respectivos perfis, que podem ser de inovadores ou de transformadores. O grande trunfo da metodologia é otimizar o potencial de cada perfil de agente e capacitar seus participantes para agir de forma complementar na implantação de uma cultura de inovação real dentro das organizações.
O coordenador do Programa de Inovação, Tiago Diogo, defende que o propósito do programa é fomentar a cultura de inovação e provocar o status quo das pessoas, fazendo com que elas possam pensar diferente para agir diferente e, para isso, precisem do conhecimento. “Para que consigamos sobreviver a esse mundo tão competitivo, onde precisamos nos diferenciar a cada dia, é importante saber analisar e trabalhar com as soluções inovadoras que já estão disponíveis no mercado. Mas é crucial também pensar que a solução deve vir de dentro para fora e não só de fora para dentro”, reforça.
Para Gabriel Valério, diretor da PRX Consultoria em Seguros, esse tipo de capacitação é fundamental para os profissionais. “Muitos corretores enxergam o mercado de forma empírica, que conheceram por suas vivências, muitas vezes de forma solitária. Então uma nova visão de inovação e gestão, é fundamental para formar um novo olhar crítico sobre o mercado”, diz. “Para que o nosso negócio dê certo, dentro do mercado em que atuamos temos que nos capacitar antes. E esse conteúdo proposto, de conectar a inovação e a prática, é uma forma de gerar um processo de inovação”.
“Esperamos que o Programa cumpra o papel de instrumentalizar o indivíduo na criação e proposição de soluções corporativas transformadoras, inovadoras e sustentáveis. A consequência é um mercado que além de crescer, desenvolve-se”, afirma Joceli.
O Programa, com a expertise do ISAE, foi customizado para o ISB Brasil. Podem participar associados (que contam com o benefício de um investimento diferenciado) e não associados. Serão três módulos de 64 horas, totalizando 192 horas, com duração de 12 meses.
O ISB Brasil realiza palestras, cursos, seminários, pesquisas, mentoria e mediação, promovendo o desenvolvimento do mercado de seguros e a atualização dos profissionais que atuam no segmento. Mais informações: www.isbbrasil.org.br.