As operadoras de saúde passam por um momento bastante delicado. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de brasileiros com planos de saúde está em queda há três anos. Em 2017, 281,6 mil pessoas deixaram de ter acesso à saúde suplementar. Eram 47,3 milhões de beneficiários em dezembro de 2017 contra 47,6 milhões no mesmo mês de 2016. Ou seja, uma redução de 3,1 milhões de usuários. Diante de um cenário tão desfavorável, torna-se imprescindível pensar na gestão dessas empresas, a fim de minimizar os impactos negativos e buscar soluções criativas. Esse é o tema da palestra da diretora da Qualirede e CEO da Clínica de APS, Vilma Dias, no Workshop “Desafio de inovar na gestão em saúde”, durante o 21º Congresso Internacional UNIDAS – CAMINHOS PARA INOVAR, que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, em Costa do Sauípe, na Bahia.
Com uma vasta carreira direcionada à gestão de serviços e sistemas de saúde, tanto no setor privado quanto no público, em sua apresentação, Vilma trará em discussão a forma de inovar – na prática – a gestão de planos de saúde. E um dos caminhos passa, invariavelmente, pela adoção da tecnologia. “Os desafios relativos à sustentabilidade do setor, sobretudo das autogestões, têm se tornado cada vez maiores. Assim, é imprescindível inovar nos processos de gestão e incorporar de forma crítica as inovações tecnológicas, a fim de que elas tragam resultados no curto e médio prazos”, explica.
Durante a apresentação, Vilma pretende mostrar resultados alcançados em algumas empresas, além de estimular a reflexão de como o processo de gestão das operadoras de saúde é conduzido atualmente. “É importante pensar como esses processos podem ser modificados, quais as responsabilidades dos gestores, como eles podem inovar e quais as modificações que, de fato, estão trazendo para a sustentabilidade de suas organizações”, finaliza.
Participam ainda do Workshop “Desafio de inovar na gestão em saúde” o diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC-UFF), Aluísio Gomes da Silva Junior, e o diretor nacional de Inovação e Estratégia da Amil, Eduardo Maia.
Congresso UNIDAS
O Congresso UNIDAS ocorre de 7 a 9 de novembro, na Costa do Sauípe (BA). O evento contará com a participação de especialistas internacionais, nacionais, gestores de planos de saúde, dirigentes e executivos de instituições públicas e privadas, médicos, enfermeiros, acadêmicos, formadores de opinião e prestadores de serviços. Este ano, 700 congressistas devem acompanhar as palestras.
Entre os nomes de destaque que se apresentarão no 21º Congresso UNIDAS estão o Professor da Harvard Medical School e executivo da Cambridge Health Alliance, Robert Janett; o presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil e integrante da rede global de International Longevity Centers (Global Alliance of ILCs), Alexandre Kalache, e o chefe da unidade de Biotecnologia Biofarmacêutica e Molecular do Instituto de Investigação Médica e Farmacêutica (iMed) e professor de Imunologia e Biotecnologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, João Gonçalves.
Ainda durante o Congresso acontecerá a 4ª Expo UNIDAS, na qual empresas fornecedoras expõem seus produtos e serviços desenvolvidos para atender o sistema de saúde brasileiro (equipamentos, soluções tecnológicas e ferramentas de gestão). Também haverá a entrega do Prêmio Saúde UNIDAS 2018 para os autores dos melhores trabalhos sobre a assistência à saúde de qualidade fundamentada nas práticas da autogestão em saúde.
Serviço
21º Congresso Internacional UNIDAS – CAMINHOS PARA INOVAR
Workshop: Desafio de inovar na gestão em saúde (painel digital)
Palestra: Como inovar na gestão de planos de saúde: o fazer na prática
7 de novembro, das 14h às 17h30
Local: Sala Santana – Ala Terra – Costa do Sauípe – Bahia
Mais informações: www.unidas.org.br/21congresso