Solução de telemetria traz informações precisas para segurança na operação
Com mais de 40 anos no mercado, a Ita Transportes, especializada em soluções de locação, terceirização e gestão de frota contratada, com sede em Goiânia e filiais no Distrito Federal e Mato Grosso, precisava melhorar o desempenho de seus veículos e motoristas. Assim, buscou a parceria com a MiX Telematics, uma das maiores empresas de telemetria e gestão de frotas do mundo, por meio da Rotagyn, revenda com atuação na região centro-oeste.
De acordo com Gustavo Letierri, gerente de unidade da Ita Transportes, devido ao tamanho da empresa, que conta com 1800 veículos e 800 motoristas, era necessário implementar um sistema de telemetria associado ao rastreamento. Dessa forma, a solução da MiX Telematics foi escolhida, após projeto piloto da Rotagyn, durante quatro meses.
Processo de implementação
A telemetria monitora os parâmetros do veículo como rotação, sinais de pedal de freio e de embreagem. É possível monitorar todos os sensores que estão disponíveis no barramento CAN do veículo, principalmente os dados do consumo de combustível.
Após a implantação da telemetria, foi possível verificar uma enorme satisfação por parte dos motoristas, que alegam estar mais focados e atentos ao trânsito, uma vez que os sinais sonoros são emitidos com o objetivo de alertá-los e, assim, tornar a operação mais segura a todos, inclusive passageiros.
Jornada de Trabalho
Por meio da parceria, a Ita Transportes passou a trabalhar com a identificação dos motoristas, por meio de chaves de identificação, o que permite conhecer o perfil de condução de cada um deles. “Outra grande melhora foi a disponibilidade dos veículos, ou seja, hoje eles estragam menos do que antes. Já podemos notar melhora em relação ao sistema de embreagem; em um ano, tivemos a diminuição de 90% na intervenção dos veículos. Além disso, podemos monitorar os parâmetros, como rotação, sinais de freio, ou seja, todos os sensores do barramento CAN podem ser analisados, inclusive o consumo de combustível”, explica.
Letierri ainda destaca que esse sistema permitiu a equipe se concentrar mais em um trânsito melhor, já que os motoristas ficam mais atentos e focados no trabalho.
Resultados
- Melhora do relacionamento com os motoristas;
- Redução de 40% com manutenção e otimização dos custos;
- Aumento da segurança nas operações;
- Redução de 18.4% no consumo de combustível.
“O grande diferencial do sistema é que, ao tratar os eventos de segurança, tivemos um grande benefício em relação ao consumo de combustível. Tivemos também melhora em torno de 9% no consumo e, hoje, o sistema praticamente se paga com essa economia obtida”, finaliza Letierri.