FCA DISCUTE MOBILIDADE, CONECTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO 27º CONGRESSO DA SAE BRASIL

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A FCA participou como host essa semana da 27ª edição do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que aconteceu de 3 a 5 de setembro, no São Paulo Expo. A empresa promoveu a discussão de temas como mobilidade, conectividade e eficiência por meio das palestras de seus executivos e técnicos, que mostraram aos convidados importantes ferramentas tecnológicas empregadas em nos veículos de suas marcas e até nas linhas de montagem de suas fábricas.

“Mobilidade não é só pensar em veículos. É pensar sobre pessoas, sociedade e infraestrutura, e buscar soluções para transformações sustentáveis”, afirma o diretor de Qualidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina, Richard Schwarzwald. A frase traduz a essência dos debates.

Ao lado de representantes de outras montadoras e entidades do setor automotivo, Schwarzwald – que também preside o Congresso SAE deste ano – debateu o papel da indústria no cenário das rápidas e constantes transformações digitais que impactam o universo do automóvel. Carros autônomos, conectividade e infraestrutura, Indústria 4.0, compartilhamento de veículos, eficiência energética, além de novos modelos de negócios estiveram na pauta de sua palestra.

“Essas transformações são um ponto sem volta. E nós, como fabricantes, temos enorme responsabilidade no processo de desenvolvimento de novas tecnologias para criar uma cidade coordenada, com veículos que já são verdadeiras plataformas digitais”, destaca Schwarzwald, que também participou do Painel dos Presidentes, ao lado de outros executivos brasileiros e de Paul Mascarenas, presidente da SAE Internacional.

Além de ter a presença de vários executivos como palestrantes do congresso, a FCA preparou ainda um estande interativo para o evento. Nele, os visitantes puderam conferir de perto as inovações do grupo em carroceria, materiais, suspensões, eletrônica e da Indústria 4.0, como o exoesqueleto utilizado por funcionários do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). Também tiveram a oportunidade de experimentar o acessório – que auxilia a ergonomia do operador na linha de produção.

A Fiat foi a primeira fábrica na América Latina a implantar o exoesqueleto. São conjuntos divididos em três categorias (coluna lombar, ombros e membros inferiores), em uso nas linhas de produção, com o objetivo de reduzir o esforço muscular e melhorar a condição ergonômica dos operadores da manufatura. Leve e de fácil adaptação, o sistema acompanha os movimentos do funcionário com total sincronismo.

Com interessantes tecnologias ligadas ao powertrain e a eficiência na área de motores, Aldo Marangoni, diretor de Engenharia Powertrain da FCA para a América Latina, abriu as discussões no Painel Engenheiros-Chefes, que tratou do tema “O papel do etanol nos powertrains do futuro, dos híbridos à célula de combustível – Desafios e oportunidades para os engenheiros brasileiros”. De acordo com Marangoni, o Brasil tem ainda muito espaço para desenvolver o uso do etanol em curto prazo, de modo a obter uma significante redução de CO¿, trabalhando com tecnologias sob o ponto de vista das emissões “Well to Wheel” (do poço à roda). Marangoni completou que há potencial para dobrar a produção do etanol no país, com evoluções no método de produção. No estande, técnicos mostravam as tecnologias da família de motores FireFly, reconhecida pela própria imprensa como um dos motores mais eficientes do Brasil.

O gerente de ICT da FCA Djan Magalhães Castro também participou das discussões do Congresso SAE Brasil, no painel sobre Transformação. “Passamos por uma disrupção do setor, que coloca o consumidor no foco dos negócios. A era digital está apenas começando, mas já nos traz grandes ganhos em inovações nos produtos que entregamos ao cliente e na maneira como conduzimos os negócios. A indústria automotiva já é uma das mais digitalizadas e nós, cada vez mais, precisamos otimizar os processos da cadeia”, disse Castro, que também destacou outros benefícios da digitalização na indústria automotiva. “Os robôs estão cada vez mais inteligentes e, hoje, podem trabalhar lado a lado com os operadores na linha de produção, além da simulações baseadas em softwares. São avanços que se traduzem em melhoria de qualidade de nossos produtos e serviços”.

Outro representante da FCA no painel foi o CIO (Chief Information Officer) André Souza Ferreira, que enfatizou a possibilidade de transformar o automóvel em uma plataforma, colocando a indústria automotiva definitivamente na Era Digital. “A transformação digital do automóvel torna o fabricante cada vez mais próximo do cliente e ganhamos muito por poder conhecê-lo melhor. O carro passou a ser uma plataforma, não só um leva-e-traz.”

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