A Doxa Advisers, especializada na Gestão e Produtividade em TI, apostou no sistema do ambiente de trabalho digital, em inglês, digital workplace, que agrega metodologias de gerenciamento visual, trabalho colaborativo e gestão de processos a uma plataforma tecnológica.
O sistema permite a integração de processos e pessoas com a abstração de localização física dos indivíduos (em qualquer lugar), acesso e comunicação fácil e simples (audiovisual em alta definição e escrita), colaboração espontânea (potencializa o trabalho em equipe) e integração ao gerenciamento de processos. Tudo isso implementado em nuvem, com acesso por assinatura.
De acordo com Enio Klein, CEO da Doxa Advisers, analistas afirmam que até 2021, 68% das grandes ou mesmo médias empresas acreditam que a maioria dos funcionários terão acesso a recursos de mobilidade, e não mais vinculados a espaços físicos determinados. Além disso, até 2025, mais de 75% das equipes serão compostas por millennials, e muitas delas em posição de tomada de decisão.
“A plataforma vem ganhando força e espaço entre profissionais experientes, e conquistando os mais jovens, por ser intuitivo, ágil, flexível e econômico. Quando se discute modelos de gestão, os fatores colaboração, trabalho em equipe, organizações ágeis e distribuídas ocupam as primeiras posições. Na ponta da entrega de valor, prontidão, sucesso e experiência do cliente são apontados como caminho crítico para as organizações deste século”, reforça Klein.
O sistema permite:
– Quebra de barreira entre distância física, possibilitando trabalhar lado a lado, no mesmo ambiente de trabalho, independentemente do local onde estejam, simulando um verdadeiro escritório real
– Áudio ao vivo e videoconferência em HD, múltiplos compartilhamentos de tela simultâneos e chat no aplicativo
– Compartilhamento de documentos, realização e acesso a reuniões, inclusive por convidados
– Colaboração espontânea favorecida pela possibilidade de chamada de outras pessoas para discussões em tempo real, sempre que necessário
– Gerenciamento visual do funcionamento do escritório, permitindo e estimulando o management by walking around, versão ocidental desenvolvida por David Packard na HP, do oriental Gemba Walk, o qual, assim como o lean e o Kanbam, foram responsáveis pelo sucesso da Toyota no Japão
– Gerenciamento de processos de todas as naturezas em um modelo visual de custo baixo e fácil de implementar, que garante a execução de projetos de forma correta e ágil, com a transparência necessária
– Utilização em dispositivos móveis iOS e Android
O executivo da Doxa Advisers reforça que o ambiente de trabalho digital revoluciona as organizações por aumentar significativamente a eficiência dos trabalhos em equipes, independentemente de sua localização física, reduzindo custos; eliminando gargalos; facilitando a comunicação com equipes e clientes; controlando melhor os processos com sistema de indicadores alinhados às estratégias organizacionais; entre outros benefícios tangíveis e mensuráveis.
“Utilizar este conceito transcende modelo de espaço, estrutura organizacional física e ferramentas individuais. Apostamos na plataforma como modelo de negócios para a própria Doxa que, hoje, atua totalmente neste ambiente”, complementa Klein, que acredita que o sistema deverá se transformar em uma das principais fontes de receita para a empresa nos próximos anos.