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No total foi de mais de 1,2 milhões de ocorrências, com golpistas acionados a cada 2,2 segundos no país. A maioria das diligências foi identificada pela camada de proteção de verificação cadastral (49,4%)
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São Paulo, 16 de abril de 2025 – O Brasil iniciou 2025 com o maior volume já registrado de ocorrências de golpes desde o início da série histórica do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Os dados indicam que, no período, foram evitadas 1.242.093 diligências, superando o mês de março de 2024 (1.129.356). O volume representa um crescimento de 41,6% em relação a janeiro do ano anterior e equivale a uma tentativa de fraude a cada 2,2 segundos. Confira, no gráfico abaixo, os dados mensais dos últimos 12 meses:
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“O volume registrado em janeiro evidencia o avanço das fraudes e a necessidade de tecnologias de prevenção cada vez mais robustas. O compromisso das empresas deve ser o de identificar e prevenir essas ações antes que gerem prejuízos para os consumidores e para os próprios negócios. A estratégia de autenticação em camadas, combinada com inteligência de dados, tem sido essencial para antecipar riscos e fortalecer a segurança das jornadas digitais”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.
Na análise por modalidade, quase metade das tentativas de fraude (49,4%) foi detectada por meio de inconsistências na verificação cadastral, como divergências em dados pessoais ou endereços. Já as tecnologias de autenticação biométrica e análise documental foram responsáveis por identificar 44% dos casos. A verificação de dispositivos, que avalia comportamentos suspeitos em aparelhos e navegadores, respondeu por 6,5% das ocorrências.
O setor de “Bancos e Cartões” sofreu como o principal alvo dos golpistas, com 52,5% das diligências. Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (33,6%), “Financeiras” (6,4%), “Telefonia” (5,9%) e “Varejo” (1,5%). Veja, no gráfico a seguir, o detalhamento setorial e a comparação com o mesmo mês de 2024:
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As tentativas de fraude foram conduzidas mirando, principalmente, a população economicamente ativa. Em janeiro, pessoas entre 36 e 50 anos foram as mais visadas, concentrando 32,9% das ocorrências. Na sequência, apareceram as faixas de 26 a 35 anos (26,7%), até 25 anos (15,5%), 51 a 60 anos (13,3%) e acima de 60 anos (11,6%).
Visão regional: Sudeste concentra maior volume, mas Norte e Nordeste lideram o crescimento das fraudes
Em janeiro de 2025, São Paulo liderou o número de tentativas de fraude evitadas, somando 338.006 casos. Em seguida, vieram Rio de Janeiro (115.547) e Minas Gerais (108.018), consolidando a região Sudeste como a mais impactada. Os estados do Paraná (80.503) e Rio Grande do Sul (71.326) completam o grupo dos cinco com maior volume. Já entre os menores registros foram Roraima (2.613), Amapá (3.582) e Acre (3.954).
O crescimento das tentativas de fraude foi generalizado em janeiro de 2025, com todas as 27 Unidades Federativas registrando alta em relação ao mês mesmo do ano anterior. Os maiores avanços ocorreram nos estados do Norte e Nordeste, como Amazonas (59,9%), Pará (59,5%), Roraima (55,2%) e Maranhão (54,4%), evidenciando a expansão dos golpes para regiões antes menos visadas. Em contrapartida, Santa Catarina (33,5%), Distrito Federal (34,1%), Paraná (36,7%) e Rio Grande do Sul (38,6%), embora ainda com volumes elevados, apresentaram menores variações percentuais.
Confira, no gráfico e na tabela abaixo, o detalhamento de quantidades e variação anual por Unidade Federativa (UF):
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Considerando a relação entre tentativas de fraude e o número de habitantes, o Distrito Federal liderou o ranking nacional em janeiro de 2025, com 8.604 ocorrências por milhão de habitantes. Em seguida, destacaram-se São Paulo (7.344), Mato Grosso (7.003), Mato Grosso do Sul (6.792) e Paraná (6.789), diminuindo uma alta densidade de ataques nas regiões Centro-Oeste e Sul. Na outra ponta, com as menores taxas proporcionais, ficaram Maranhão (3.547), Roraima (3.591), Piauí (3.793), Paraíba (4.140) e Alagoas (4.257). Veja os dados de todas as UFs brasileiras no gráfico abaixo:
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Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
• Garantir que seu documento, celular e cartões sejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionados para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
• Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trate da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
• Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se você tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
• Monitore seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
Empresas:
• Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
• Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
• Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
• Estude profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
• Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximizem a segurança, reduzam perdas e permitam uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado dos cruzamentos de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian: 1) total de consultas de CPFs realizadas mensalmente na Serasa Experian; 2) estimativa de risco de fraude, obtida por meio da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, com base em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países. O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2), além da adição do volume de tentativa de fraudes registradas pela companhia referente à verificação de documentos, biometria facial e verificação cadastral.
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