Um sensor que capta o álcool automaticamente através da respiração do motorista, desliga o veículo e informa outra pessoa por um aplicativo; um sistema de delivery compartilhado, que conecta quem deseja entregar uma mercadoria a quem esteja disponível para fazê-lo; e um software capaz de prever problemas futuros com o veículo e alertar sobre medidas preventivas necessárias antes que a situação se agrave. Esses são os produtos e serviços das startups SensCar (Uninter), iDeliver (Ufes) e Arquimedes (USP), respectivamente, que serão aceleradas na última etapa da edição 2017/2018 do programa Renault Experience, do Instituto Renault.
A partir do dia 8 de julho, as equipes escolhidas participarão da Aceleradora Renault, sediada na Hotmilk, uma das maiores aceleradoras de Startups do Brasil, parceira do Instituto Renault no programa. O local é dedicado e preparado para alavancar o projeto e a criatividade das finalistas. O produto/serviço será apresentado à direção da Renault do Brasil, além de executivos e especialistas. Ao final, a Renault pode investir nas startups, que também recebem o prêmio de R$ 30 mil para alavancar seus negócios.
“Em dois anos adotando o atual modelo de startups, o Renault Experience já recebeu quase 800 projetos, envolvendo um total aproximado de 3 mil estudantes e 130 instituições de ensino superior de 14 Estados do país. São pessoas que encontraram neste programa a oportunidade mais completa de inovar e empreender, uma vez que o Renault Experience acompanha desde a criação da ideia até sua transformação em um produto ou serviço pronto para chegar ao mercado”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.