Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, o número de pessoas com 64 anos ou mais no país chegou a 10,9% da população, representando uma alta de 57,4%, em comparação com 2010, quando esse contingente era de 7,4% da população. No mês em que se celebra o Dia Nacional do Idoso (1º de outubro), além de homenagear os mais velhos, a data também conscientiza a sociedade sobre os cuidados e necessidades desse público.
Com a chegada da idade avançada alguns detalhes podem fazer a diferença para garantir a segurança. Levantamento do Ministério da Saúde mostra que quedas são responsáveis por 56,6% das mortes acidentais de pessoas acima de 75 anos. Não é possível prever quando algum acidente irá acontecer, mas é possível se prevenir. E, uma forma de se precaver é contratar um seguro.
Pensando no público da terceira idade, dentro do seguro residencial existe o serviço de check-up para idosos. O produto é voltado exclusivamente para a prevenção de acidentes domésticos, não só entre idosos, mas também para crianças. Um profissional realiza uma inspeção de segurança a fim de identificar os locais e as condições de risco da residência.
Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás, explica que além do mapeamento de riscos, a vistoria também aponta as mudanças a serem feitas em cada cômodo, como instalação de barras de apoio, iluminação adequada, tapetes antiderrapantes e reparos nas irregularidades do piso. “Quanto mais a idade aumenta, mais o cuidado com quem amamos também precisa aumentar”, afirma. “Sabemos também que algumas pessoas podem ser mais resistentes a essas mudanças, então elas são feitas de modo a não interferir tanto no dia a dia e garantir a independência que esse público preza”.
A Diretora ainda explica que no momento da contratação, o profissional da corretora auxilia na escolha de uma cobertura ideal. “As proteções variam de acordo com a idade e as necessidades de cada cliente. Então o especialista está ali para ajudar a personalizar a apólice com as coberturas que atendem as demandas da pessoa”. Para acionar a assistência, basta o segurado entrar em contato com a Central de Atendimento 24 horas e agendar a visita do técnico.
Seguro oferece proteção para idosos em casos de acidentes domésticos
Share.