O mês de julho foi o melhor do ano para a comercialização de carros usados. As concessionárias brasileiras obtiveram o maior retorno sobre o investimento (ROI) do ano, atingindo a média de 84%, bem acima dos 78% obtidos em julho. Nos meses anteriores, o indicador ficou ao redor de 70%. Na liderança da rentabilidade medida pelo ROI, destaca-se a marca Peugeot, com 121%, seguida pela Hyundai 119% e Honda 117%. Ainda se destacam a Caoa Cherry (116%) e Citroën (103%). Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU),
“O mês foi marcado pela boa rentabilidade e velocidade no giro de estoque. O crescimento do número de avaliações e captações foi da ordem de 10% sobre o mês anterior. O percentual é recorde dos últimos 12 meses”, afirma Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer, ao lembrar que os dados de julho reforçam o fenômeno de crescimento do mercado já percebido nos meses anteriores, principalmente em junho.
O período foi marcado pelo aumento da velocidade do giro de estoque, que caiu para a média de 34 dias, o menor do ano. Já a margem bruta média subiu para 11% ante 10,8% do mês anterior e o tíquete médio de venda alcançou R$ 81.168.
Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) destacam que, em julho, foram comercializados 1,08 milhão de carros e comerciais leves usados, alta de 20% sobre julho de 2023 e de 13% sobre junho de 2024. “Quando a demanda é alta a tendência é o negócio se tornar mais rentável, não só porque há uma melhora nos preços para os revendedores, mas porque a rapidez com que as negociações acontecem contribui para a redução de custos operacionais. Só para citar um exemplo, o impacto do custo de oportunidade na rentabilidade é menor quanto mais rápido o estoque girar. Se demorar para vender é maior”, comenta Braga.
Nissan Versa ultrapassa Toyota Yaris
Em julho, o Nissan Versa, que em junho não aparecia no ranking dos 10 mais rentáveis, foi o campeão no quesito maior ROI. O modelo permaneceu no estoque por apenas 27 dias, em média, o preço médio foi de R$ 78 mil e a margem de 10,9%. O Toyota Yaris Sedan saiu da décima para a segunda colocação, com giro médio de 31 dias e margem de 12,3% para um preço médio de R$ 87 mil. Na terceira posição está o Toyota Yaris Hatch, antes líder de rentabilidade. O preço médio ficou em R$ 86 mil, margem de 11,1% e giro de 28 dias.
Jeep é a mais usada na troca por elétricos
O estudo também capta quais marcas mais entram na troca por veículos elétricos de marcas chinesas. Na GWM, por exemplo, 18% das vendas de veículos elétricos tiveram um Jeep como parte do pagamento. Na sequência estão Toyota (11%), Volkswagen (10%), Chevrolet, Honda e Hyundai (8% cada) e Fiat (5%).
A marca Jeep também é a mais usada por consumidores na troca por um elétrico nas concessionárias BYD., com 12% do total de negociações que envolvem a entrega do carro como parte do pagamento. A Hyundai e a Volkswagen aparecem na segunda e terceira.
A amostra do estudo engloba 2.707 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. Com presença em sete países, a Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes e realiza US$ 1,4 bilhão de vendas anualmente.