No atual cenário de inovação tecnológica e desenvolvimento de novas formas de transações financeiras, o conceito de DREX surgiu não apenas como uma moeda digital, mas como uma plataforma projetada para proporcionar maior eficiência e segurança nas transações financeiras, além de promover a privacidade dos usuários.
Nesta terça-feira (10/7), o Banco Central do Brasil esteve em discussão com o Senado Federal sobre o Projeto de Lei Complementar 80/2023, que autoriza a emissão de moeda soberana em formato digital, equivalente ao projeto do DREX. A sessão da Comissão de Comunicação e Direito Digital marcou um passo importante na regulamentação e implementação dessa nova modalidade de moeda digital, que entra na segunda fase de testes para operações neste mês.
O DREX não só promete simplificar e agilizar transações financeiras, mas também levanta questões sobre privacidade e segurança dos dados dos usuários. Especialistas e autoridades que se dedicam ao desenvolvimento da moeda marcam presença no evento. Entre eles, Fábio Araújo, coordenador do projeto DREX no Banco Central do Brasil, o senador Carlos Portinho, relator do Projeto de Lei 80/2023 e João Aragão, Sr. Technology and Innovation Specialist da Microsoft, empresa ativa nas discussões acerca da privacidade da moeda digital.
“A privacidade é um aspecto fundamental na evolução das moedas digitais como o DREX. Garantir que os usuários tenham controle sobre seus dados é essencial para construir confiança e viabilizar o futuro seguro e sustentável da moeda”, destaca João Aragão.
Mais sobre o Blockchain Rio
O Blockchain.RIO, maior evento de tecnologia blockchain e finanças digitais da América Latina, está de volta para sua terceira edição, que será realizada nos dias 24 e 25 de julho no Expo Mag (Centro, Rio de Janeiro). Entre os principais palestrantes estão Charles Hoskinson, Cofundador do blockchain Ethereum e Fundador da Cardano; Daniela Barbosa, General Manager da Hyperledger Foundation; João Aragão Pereira, Mr. Technology and Innovation Specialist Microsoft e o Senador da República, Carlos Portinho. Antes, no dia 23 de julho, está previsto um encontro de networking para decisores na Casa Camolese, localizada no Jardim Botânico.
O Blockchain.RIO reunirá personalidades do setor de blockchain, finanças digitais e diversos profissionais que representam as principais instituições financeiras e de tecnologia no Brasil e no mundo para discutir as últimas tendências e os impactos da “Tokenização“ em diversos setores da economia. O evento irá destacar como a tecnologia blockchain está revolucionando a forma como interagimos com o dinheiro, a propriedade e a informação. A programação contará com palestras, workshops, hackathon, trilhas de conhecimento e áreas de networking, além de uma feira de negócios onde as empresas poderão apresentar suas soluções ao público, que também poderá interagir com experiências imersivas e visitar uma galeria de arte digital (Rio Digital Arts).