As palavras de ordem para a atual fase do mercado de seguros brasileiro são, de acordo com Marco Antonio Gonçalves, Diretor Geral da Organização de Vendas da Bradesco Seguros: escalabilidade e rentabilidade. Ele foi convidado do clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) para o almoço de abril, realizado na última sexta-feira, 27 de abril, reunindo cerca de 100 pessoas. Junto aos diretores da companhia, que compareceram em peso ao evento, ele falou sobre as expectativas e planejamentos da seguradora.
“Com a taxa de juros em queda – no ano passado ficou na média de 14% e, esse ano, foi para 6,25% -, não dá mais pra termos ramos nem operações ineficientes”, pontuou o executivo. Para a Bradesco Seguros, o caminho que leva a essa maior eficiência passa por se tornar cada vez mais multirramos, oferecendo proteção completa aos seus clientes.
Grande amostra desse movimento foi a joint venture formada com a Swiss Re, para atuação em grandes riscos e rural. A junção da expertise da resseguradora com a força da distribuição da Bradesco Seguros, por meio dos mais de 30 mil corretores, as mais de 4.800 agências do Banco Bradesco e mais de 170 dependências da Seguradora, foi a aposta das duas para garantir bons resultados.
“O mercado não está complexo, está em transformação. Fala-se em desmaterialização, digitalização: isso não é ameaça. Tanto seguradora como corretor devem ver a tecnologia como grande aliada”, opina Gonçalves. Ele cita as insurtechs e seu papel preponderante na prestação de serviços, e não na sua comercialização, como exemplo. “São ferramentas para aceleração de processos”, frisa.
Batendo na tecla da diversificação, o executivo afirmou ter “certeza que os profissionais que hoje fazem a distribuição dos seguros têm como missão principal o desenvolvimento do mercado, e esse desenvolvimento não pode se ater a dois ramos de rentabilidade complexa de manter, que são o automóvel e o saúde”.
Amor pelo Rio – Marco Antonio Gonçalves também foi enfático ao declarar a crença da companhia na recuperação do Rio de Janeiro. “Há algum tempo vínhamos pensando sobre como ratificar a nossa confiança na recuperação do Rio. E a melhor forma de mostrar que acreditamos no Estado foi a maior aquisição imobiliária dos últimos tempos: a nova sede, no Porto. Foi um expressivo investimento. Estamos mais vivos do que nunca aqui”, garantiu.
Os demais executivos da Bradesco Seguros que estiveram presentes foram Enrico Giovanni Oliveira Ventura, Diretor Gerente da Bradesco Auto/RE; da área de Organização de Vendas, os diretores executivos Francisco Rosado de Almeida Junior e Leonardo Pereira de Freitas; os superintendentes executivos Marcelo Allonso, Rodrigo Lorenzo e Ernani da Silva Ribeiro; José Luiz Lopes Fontes, Superintendente Regional; e os superintendentes Abilio Riomayor Ferreira, Danyela Arroxellas, Edson Rosestolato, Emanuel Paiva do Nascimento e Vitor Manoel Gonçalves.
Após o almoço, a diretoria do CCS-RJ presenteou Marco Antonio Gonçalves com uma camisa de seu time, o Fluminense, como forma de homenagem, em nome de todos os associados.
O presidente Jayme Torres agradeceu a presença maciça dos associados, empresários e lideranças do mercado, entre os quais, Carlos Ivo Gonçalves, presidente do CVG-RJ, Luiz Philipe Baeta Neves, presidente da Aconseg-RJ, Gianni Moreira, representando a diretoria da Fenacor e da Ibracor e jornalistas. Ele anunciou também inscrições subsidiadas pelo CCS-RJ a corretores associados ou não ao Clube no próximo Conec, “obtidas por meio da interferência do nosso diretor, Amilcar Vianna”.