Especial: Inteligência artificial e ChatGPT: combate implacável à fraude

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Carlos Alberto Pacheco*

É fato indiscutível que o setor de seguros tem um papel fundamental na economia brasileira. Os inúmeros produtos de proteção movimentam bilhões de reais, responsáveis por salvaguardar operações e vidas – elementos fundamentais para girar a economia. Somente em 2022 esta indústria movimentou R$ 355 bilhões em prêmios diretos, segundo dados do estudo Tendências na Indústria de Seguros, da Consultoria Accenture.
Com a relevância do setor, cada vez mais as inovações são necessárias, assim a tecnologia toma espaço, incluindo a utilização de inteligência artificial (IA). O setor é impactado por muitos fatores econômicos e sociais, o que o torna vulnerável em épocas instáveis, o que aconteceu, por exemplo, durante a pandemia nos últimos anos.

Em períodos de crise, essa indústria sofre com tendências de recessão, inflação, conflitos políticos, entre outros fatores. Com isso, apostar na inovação e na tecnologia é imprescindível para manter o setor em evolução. Algumas tendências do setor já estão se destacando, mantendo operações de seguradoras e crescendo no mercado.
As atuais tendências na área de seguros abrangem a democratização dos produtos, saindo de uma concepção elitizada para atender diferentes perfis de consumidores. Uma outra tendência em escala global são as políticas de ESG (environmental, social and governance). A implantação de processos sustentáveis na cadeia de uso e nos produtos de seguros consolida a concretização de negócios. E uma terceira tendência aponta para a utilização de inteligência artificial (IA). É uma ferramenta tecnológica que vem amadurecendo e potencializa o setor.

Uso do ChatGPT

A inteligência artificial é uma oportunidade para o incremento de diferentes frentes na indústria de seguros. No contexto tecnológico, o uso do ChatGPT, inteligência artificial generativa, que tem sido importante em outros segmentos, é uma ferramenta que contribui para o combate de fraudes, atendimento do cliente, facilitação e promoção de processos.

A fraude em seguros ainda é algo recorrente no setor. Somente na América Latina, em 2022, houve uma perda de cerca de US$ 50 bilhões, segundo análise da Federação Interamericana de Empresas e Seguros (Fides). Neste cenário, o ChatGPT contribui com processos de combate ao ilícito.
Essa IA pode analisar um grande volume de dados e com mais precisão que outros métodos de análise. Além do mais, ele identifica padrões e comportamentos, utilizado para avaliar as práticas deste golpe. Alguns processos de combate à fraude que podem se beneficiar do ChatGPT são os seguintes:
1 – Validação de identidade: deve-se verificar dados cadastrais e biométricos relacionados. Devido ao grande volume de dados de clientes e necessidade de precisão, a IA pode ser mais efetiva que o trabalho humano no momento de ler as informações de clientes e detectar falsos dados;
2 – Detecção de sinistros forjados: é muito comum os segurados forjarem sinistros. Nesse caso, o ChatGPT pode analisar as informações do caso e comparar com dados de
históricos reais e de fraudes. Essa comparação possibilita pontuar as chances de verdade ou falsidade da reivindicação do seguro.
3 – Identificação de sinistros ‘exagerados’: o aprendizado de máquina pode fazer um exame preditivo e mapear informações comuns em casos de anomalias e fraudes.
Com isso, quando um segurado exagera na apresentação do sinistro, é possível detectar esse tipo de fraude, que é bem comum no mercado.

*Carlos Alberto Pacheco é jornalista atuante em economia, finanças e seguros

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