O presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, participou na última terça-feira, 28, do CNN Talks, um programa especial que reuniu autoridades e executivos para debater as expectativas para a 28ª edição da Conferência do Clima (COP-28), em Dubai, em que a CNseg estará presente.
Durante o painel “Brasil: O Protagonista da Agenda Verde no Mundo”, Dyogo Oliveira ressaltou a importância do setor segurador como aliado na construção de resiliência à transição climática, destacando desde a necessidade do incremento de instrumentos capazes de minimizar os impactos das catástrofes climáticas, passando pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis e a possibilidade do setor ser financiador da agenda climática.
“A transição climática não será daqui a alguns anos, ela já é uma realidade. Só na agricultura, os danos causados pela seca e chuva levaram ao pagamento recorde de R$ 10 bilhões em indenizações em 2022. O que quero mostrar é que o setor segurador tem papel fundamental na reparação dos danos provocados por incidentes climáticos”, disse Oliveira. “Temos R$ 1,8 trilhão em reservas financeiras que podem ser utilizadas, com alteração regulatória, para financiar projetos de transição climática”, complementou o executivo.
Promovido pela CNN Brasil, Oliveira esteve ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho, do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do governo de São Paulo, Natália Resende, além de executivos da iniciativa privada.
A 28ª Conferência do Clima, a COP 28, acontece entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Ao longo da COP, o presidente da CNseg participará de dois painéis de debates.
O primeiro será no dia 3 de dezembro, domingo, às 9h30 (horário de Dubai), no Pavilhão Just Transition, no qual Dyogo será um dos palestrantes do painel de lançamento do relatório “Just Transition Finance – Pathways for Banking and Insurance Activities”, organizado pela Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas, UNEP FI (em inglês). Dia 4 de dezembro, o executivo participa do painel promovido pelo Ministério das Cidades, às 15h (horário de Dubai), que terá como tema a “Adaptação climática inclusiva nas Cidades” e debaterá como as Cidades e suas áreas vulneráveis estão se preparando para os impactos das mudanças climáticas.