A ABAVT – Associação Brasileira de Assessoria às Vítimas de Trânsito, representada pelo presidente Ariel Leão, participou de uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados no dia 17 de outubro, sobre políticas de atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, no âmbito da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Estiveram presentes os deputados Márcio Jerry (como Presidente), Dayany Bittencourt, Márcio Honaiser, Ossesio Silva, Paulo Alexandre Barbosa, Andreia Siqueira, Erika Kokay, Leo Prates e Weliton Prado. Além do Carlos Queiroz representando a Susep, compuseram a mesa a Superintendente Nacional de Gestão de Fundos da Caixa Econômica Federal, Danielle Mendonça de Souza dos Reis, e dirigentes e procuradores de entidades representativas das vítimas de acidentes de trânsito.
Ariel Leão, presidente da ABAVT, reforçou a importância do Seguro DPVAT para a população, e informou os detalhes que serão discutidos pelo movimento. “É preciso levantar a possibilidade de toda reanálise do seguro, quando necessário. O Seguro DPVAT precisa cumprir o seu papel social, e não pode ser administrado de forma imprudente, ao ponto de cair no esquecimento. Seguimos com a continuidade das ações planejadas para manter um seguro tão importante para população”.
“A gestão da caixa iniciou de forma precária, mas hoje eles têm uma gestão muito boa, e mesmo assim, não sabemos quem vai administrar o seguro em 2024, estamos na expectativa de um Projeto de Lei que está para ser publicado por esses dias”, afirmou Marion Junior, diretor financeiro da ABAVT.
Para ampliar o debate, a diretoria da entidade agendou reunião com diversos parlamentares em Brasília, para apresentar a situação de insegurança do DPVAT nos últimos três anos, quando a Seguradora Líder encerrou as suas atividades, em 2020.