Desde a pandemia, empresas de todos os ramos tiveram que se adaptar aos novos hábitos e necessidades de consumo. Os e-commerces, como marketplaces, sofreram uma grande expansão, que não pode ser ignorada. Esse boom alterou de forma permanente também a vida dos pequenos negócios. O acesso a ferramentas cada vez mais intuitivas e democráticas facilitou a incorporação de todos os negócios na rede.
E as empresas online? Também precisam de seguros? Como funcionam os seguros para esse segmento específico? Como proteger um e-commerce de possíveis ações judiciais, acidentes e desastres? A BRZ Insurance esclarece essas dúvidas.
“Administrar um negócio online pode deixá-lo aberto a riscos únicos. Um seguro comercial adequado e personalizado pode ajudar a protegê-lo contra esses e outros riscos que muitos pequenos empresários enfrentam”, afirma Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Além disso, toda empresa que opera seu negócio online a partir de um local físico próprio ou alugado que lida com propriedade digital ou física que possa ser roubada ou danificada, como dados dos seus clientes ou inventário, precisaria de seguro”, completa o executivo.
Embora a administração de um negócio online não corra alguns dos riscos que as empresas tradicionais enfrentam, ela conta com redes sociais, e-mail, e outras plataformas que permitem reunir comunicações, armazenar documentos, compartilhar dados, assinar contratos e outras funções que conectam e expõe o negócio. E o seguro empresarial pode ajudar em questões como: sistema de pagamento hackeado, expondo informações dos clientes; processos judiciais por violação de direitos autorais (no caso de fotos ou imagens); quebra de contrato; processos judiciais por propaganda enganosa; difamação de cliente por parte da equipe; falha na entrega de produtos ou serviços; caso a empresa não consiga atender aos pedidos por conta de questões com fornecedores; ou outros.
A maioria das empresas online deve ter ao menos um seguro de responsabilidade geral (General Liability) e um seguro de responsabilidade do produto, para se proteger dos riscos mais comuns. Alguns marketplaces que hospedam e-commerces menores, como a Amazon, podem exigir prova de um seguro comercial para autorizar a criação do seu espaço no site deles.
Dentre os seguros oferecidos para empresas online estão:
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Business Owner Policy: pacote de seguros utilizado por muitas pequenas empresas que cobre contra General Liability, que ajuda a proteger contra reclamações de lesões corporais ou danos materiais; Commercial Property, que protege a estrutura física, equipamentos ou ferramentas próprias ou alugadas utilizadas pela empresa; e Business Income, que pode cobrir a renda perdida se o proprietário não puder operar devido a uma perda coberta, como danos materiais.
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Data Breach e Cyber Liability: o seguro contra violação de dados (data breach) aliado ao seguro de responsabilidade digital (cyber liability) ajudam a responder a uma violação de dados, caso haja perda de informações confidenciais dos clientes, e pode ajudar a cobrir os custos para notificar os clientes afetados, oferecer serviços de monitoramento de crédito e melhorar a reputação do negócio.
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Product Liability: o seguro de responsabilidade do produto protege a empresa caso algo vendido prejudique alguém ou danifique uma propriedade do comprador.
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Professional Liability: o seguro protege caso um cliente acredite que a empresa ou algum de seus funcionários tenha cometido algum erro ao prestar um serviço. A cobertura pode ajudar a pagar taxas e custos legais nessa situação.
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Workers’ Compensation: seguro obrigatório em quase todos os estados americanos para empresas que tenham funcionários. Ele dá benefícios aos seus funcionários em caso de lesão ou doença relacionada ao trabalho, o que é e responsabilidade da empresa, com ou sem seguro.
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Auto Comercial: se um funcionário utiliza seu próprio veículo, em prol da empresa, para fazer entregas ou qualquer outra atividade empresarial, há a necessidade do seguro de veículos comerciais.
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Inland Marine Insurance protege o transporte e armazenamento de mercadorias enquanto estiver em trânsito ou armazenada em um local de terceiros. O seguro cobre também danos resultantes de roubo, vandalismo, bem como certos perigos e eventos climáticos.
“Precisamos enfatizar também que o preço de um seguro para empresas online varia de acordo com a necessidade de cada negócio. Ela contempla o número de apólices necessárias, a extensão da cobertura e os limites das apólices, leva em conta onde será o negócio, os produtos ou serviços oferecidos, o número de funcionários, os ativos da companhia e seu histórico de reclamações. Empresas com maiores riscos, precisam de mais coberturas, consequentemente pagam taxas de seguro mais altas”, finaliza Tiago.