Márcia Kovacs, atuou durante vinte e cinco anos, em sites e jornais na região sudoeste de São Paulo. Colunista, poeta, cronista e repórter, transitou em várias vertentes. Sempre observou o cotidiano e com toques de humor e as vezes crítico, retratava sua visão de forma detalhista e muitas vezes poética. Há cinco anos ingressou na imprensa especializada em seguros.
E um pouco antes da pandemia, um episódio interrompeu seu percurso e a fez repensar sobre a velhice, família, empatia, respeito, lembranças. Sua avó materna retornou do litoral sul, para São Paulo, e então, pôde acompanhar o declínio da matriarca na idade avançada, observar a amargura, demência e isolamento do idoso em tempos atuais. A profissional encontrou o gatilho e inspiração para concretizar o projeto que acalentava desde a época da faculdade; escrever um livro com as aventuras na infância com sua avó, no fusca vermelho.
A publicação apresenta a trajetória da sua avó – Olga Palhares – repleta de desafios, superações, resiliência, exatamente como é a vida. E em paralelo as estradas, repletas de subidas, aclives, curvas e muitas derrapadas. ‘Vovó e eu na estrada & outras histórias’, foi lançado no último final de semana. Entre familiares, amigos próximos, que brindaram com emoção e alegria, a obra afetuosa.
Márcia Kovacs é jornalista formada há 31 anos, participou da Antologia ‘Nós Mulheres, 8º volume’, da Oficina do Livro, em 2013. Em 2014, ‘8 de Março’, foi coautora na mesma editora. Teve a honra de integrar a Antologia Poética do Grupo de Poetas Itapoesia em 2021. E além de colaborar na obra biográfica, como repórter no livro ‘Osmar Bertacini – A Lenda do Mercado de Seguros’, lançada durante a pandemia. Tem pós em Didática para o Nível Superior na UNASP, cursou Marketing Digital na EBAC, e está concluindo pós em Gestão de Negócios em Seguros na Escola de Negócios e Seguros (ENS).