A empresa goiana Cilia anuncia nesta terça-feira, 25, o recebimento de um aporte de R$ 110 milhões, liderado pelo fundo Cloud9 Capital, captação que contou ainda com a participação do Mercado Livre. Criada em 2012, a startup simplifica o trabalho de oficinas, fornecedores de peças, reguladoras e seguradoras no processo da realização de orçamentos no setor automotivo. Por meio de um sistema inovador e totalmente online, o Cilia fornece em tempo real o orçamento do reparo ou da manutenção de um veículo, processo que antes demorava dias. Integrada às maiores seguradoras do país e a mais de 4.500 oficinas, a startup utilizará os recursos para se consolidar como a maior provedora de infraestrutura do setor no país.
O Cilia foi fundado por Daniel Barbosa, Mauro Guedes, Leonardo Lobo e Douglas Camargo — os três primeiros se conheceram em uma empresa prestadora de serviços para seguradoras na área de sinistros automotivos. Na época, quando um veículo segurado sofria um acidente, um perito era enviado à oficina para fazer uma avaliação e, então, utilizava um software de precificação para completar o orçamento. Como o programa era instalado nos computadores, o sistema muitas vezes ficava lento e estava sujeito a panes na máquina. Eles resolveram criar, então, uma solução que funcionasse na nuvem, em qualquer navegador, e fosse leve e intuitiva.
Por meio de inteligência artificial, a startup torna possível que a avaliação de um sinistro e o orçamento sejam feitos exclusivamente por fotos, incluindo a precificação de danos externos e também internos. Com um produto que traz economia de tempo e de dinheiro para todos os players do mercado –seguradoras, oficinas, reguladoras e frotas–, o Cilia logo adquiriu um papel essencial na indústria e já possui um market share superior a 50%, sendo utilizado pelas maiores seguradoras do país, como Allianz, Bradesco, Liberty e Tokio Marine.
Atualmente, o pacote de serviços do Cilia inclui avaliação de sinistro em poucos minutos, coordenação de orçamentos, cotação online de preços de peças, gestão de clientes e pátio e relatórios estatísticos. No caso de seguradoras, o cliente pode disponibilizar para qualquer oficina parceira o acesso ao sistema, conectando assim todo o ecossistema.
O próximo passo é continuar evoluindo e provendo toda a infraestrutura necessária para que participantes do mercado automotivo realizem reparos, do orçamento ao fornecimento de peças, de maneira mais eficiente — um mercado que pode chegar a R$ 202,7 bilhões neste ano, segundo o Sindipeças.