Por: Marcelo Monteiro, Corretor de Seguros.
Eu tenho percebido o mercado de seguros em uma busca desenfreada pelas soluções tecnológicas e digitais. Há uma sensação de que quem estiver de fora destas tecnologias irá sucumbir. Percebo que procuram pelo “pulo do gato”, algum app que em poucos toques do usuário e pronto! Seguro feito!
Vejo corretores dizendo que a profissão irá acabar, que agora “é tudo pelo celular”, e vejo estes corretores preocupados mesmo…
Tomemos por exemplo a Sossego, a Bidu, A Minuto, a Youse e a Thinkseg. A sossego iniciou em grande estilo, anunciando na revista Veja, anunciando nos estádios de futebol e, após a angariação de milhares de clientes, saiu de cena da corretagem e hoje oferece assessoria aos corretores de seguros. A Bidu praticamente não anuncia mais on-line. Os altos custos com publicidade praticamente as tiraram deste cenário. Veio a Minuto Seguros, onde esta mantém o equlíbrio entre o virtual e o real. Esta corretora possui hoje cerca de 400 funcionários, tem sede própria. Bato palmas para a Minuto, mas, até onde eu sei, os lucros ainda não empataram com os investimentos milionários.
De acordo com os próprios dirigentes destas corretoras, o público que eles atendem são, na grande maioria, pessoas das classes c e d. São pessoas que não tem contato com corretor, são pessoas que desconhecem a importância dos serviços de um corretor de seguros e viram na internet um meio mais próximo para segurarem seus veículos. Vejam, estas pessoas das classes menos favorecidas desconhecem o corretor de seguros. E a culpa é de quem? Onde estão os adesivos “ Seguro, só com corretor de seguros”? É comum irmos ao posto de gasolina e abordar o dono ou o gerente, mas, e o frentista? Nós corretores temos o hábito de ao menos dar um cartão de visitas a ele?
Veio a Youse, a polêmica Youse, um disfarce de seguro da Caixa Seguradora onde propagam que não há a necessidade de um corretor de seguros, sendo que há sim uma corretora, a Wiz, sim, a Wiz, a criadora do Zim. Propagam ainda que é tudo sem burocracia, tudo sem papel, ignorando que a Susep determina que os corretores mantenham em seus arquivos a proposta assinada ou a cópia da proposta. Incautos contratam nesta “Plataforma de vendas da Caixa” seguros, ou pseudo seguros? Já vi uma apólice onde o cliente pensava ter cobertura compreensiva e não tinha. Virou meu cliente!
Vejo também algumas seguradoras se dizendo “Digitais” pelo simples fato de não enviar mais a apólice física aos segurados, enviam por email e por isso se acham “digitais e conectados”. Dizem que estão preocupados com o planeta, mas estão preocupadas mesmo é com os custos de impressão e postagem. Não vejo estas seguradoras plantando árvores e nem usando papel reciclado.
E os corretores com medo de perder o seu papel, com medo de a profissão acabar?
A verdade é que a cada dia que passa a tecnologia vem a ajudar o corretor de seguros gradativamente. Lembram de como calculávamos os seguros há uns 20 anos? E hoje, como é? Melhorou, concordam?
E as propostas, tínhamos que visitar o cliente e colher a assinatura, certo? Depois veio o fax, o Scaner, agora o segurado bate a foto e envia pelo Whatsapp. Imaginem quando os segurados passarem a ter a certificação digital…
Então caros colegas, a tecnologia vem sim sendo usada por nós, não há como negar, mas, ainda achamos pouco quando vemos estas “insurtechs” a nos ameaçar…
Vamos sim em busca de mais ferramentas, vamos sim em busca de aliados tecnológicos, vamos sim em busca de multicálculos, em busca de ferramentas de gestão e etc… Mas, e a essência, onde fica? A corretagem de seguros, onde fica?
Você aí, caro corretor ( e eu me incluo também), sabe o que está vendendo? Para vender, tem que saber o que está vendendo. Seguro não é um produto, como muitos dizem, seguro é um contrato. Nós, corretores de seguros, conhecemos as condições gerais dos inúmeros seguros que intermediamos? Nós, corretores de seguros, lemos os manuais do corretor? Lemos os manuais do segurado? São tantos seguros de tantas seguradoras…
Será que basta apenas o curso da Funenseg? Ah, mas tem os treinamentos nas seguradoras, e eu pergunto, isto basta? O corretor de seguros é o “mestre dos seguros”, por este motivo é que o estudo deve ser contínuo. De que basta um belo site, um belo app se o corretor não conhece as garantias, exclusões, perda de direitos e etc…
E, pegue agora as condições gerais de qualquer seguro e compare com as condições gerais de alguns meses atrás. São iguais? Não, não são. Alguma coisa alterou e nós, corretores, deveríamos saber.
Eu já presenciei corretores dizendo, após uma negativa de indenização: Ah, mas eu não sabia que isto não tinha cobertura… Se não sabia, deveria saber!!
A profissão de corretor de seguros vai acabar para aquele corretor de seguros que não cumpre o seu papel.
Vejo que tem corretor que pensa que o trabalho dele é apenas cotar, cotar, cotar…Bom, se ele pensa assim, o que dirá os clientes? Aí sim o cliente entra em um aplicativo ou site qualquer e ele mesmo cota, não é mesmo?
Vamos em busca da tecnologia, mas, vamos em busca de conhecimento. E temos tudo a nossa disposição.
Temos que estudar, ler , participar de grupos, inclusive grupos virtuais. Precisamos mostrar aos nossos clientes e aos futuros clientes quem realmente somos, o que realmente sabemos e que temos a solução para eles. Precisamos mostrar nossos conhecimentos e encantar os clientes e, divulgar a todos sobre a importância e a segurança de fazer um seguro com um Corretor de Verdade!
Grande abraço!
* Marcelo Monteiro postou esse texto em um grupo de Corretores de Seguros no Facebook.
1 comentário
Marcelo boa tarde! Gostei demais de seus comentários, e quero lhe dizer que eu como corretor de seguros a quase trinta anos, tenho verificado que até algumas plataformas de seguro que nos dá atendimento deixa a desejar na hora da informação. Você sabe que hoje o corretor pessoa física e as pequenas corretoras não conseguem cadastro diretamente com as seguradoras para trabalhar e quando precisa de alguma informação relevante tem que aguardar o contato dessas plataformas e depois nos é repassado, e se você ligar direto para a seguradora não é atendido.
Quero lhe fazer uma pergunta as seguradoras deixaram de ser parceiras do corretor.
Algumas não querem nem fazer o seu cadastro, outras porque você não atinge o valor que eles pedem mensal, eles cortam o seu cadastro e as plataformas não te ajudam em nada. Conheço corretores que estão colocando suas produções diretamente com essas plataformas porque não conseguem realizar os seus cadastros porque não disponibilizam produção exigidas pela seguradora.
Gosto do que faço, mas precisamos nos unir para não desaparecer do mercado.