Como gerente de risco, o setor segurador tem um papel importante a desempenhar na transição para uma economia global com emissões líquidas zero, apoiando seus clientes na tomada de medidas concretas para alcançar a descarbonização em suas carteiras. No começo de 2023, o mercado deu mais um passo rumo a esse objetivo. A Aliança Seguradora para Emissões Líquidas Zero – a Net-Zero Insurance Alliance – lançou o seu primeiro Protocolo de Definição de Metas durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
A Net-Zero Insurance Alliance (NZIA) é promovida pelas principais seguradoras e resseguradoras da Europa, todas membros da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI) e signatárias dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI). Atualmente, ela reúne 29 seguradoras e resseguradoras internacionais – todas comprometidas em fazer a transição de suas carteiras de subscrição de seguros e resseguros para emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.
A versão 1.0 do Protocolo de Definição de Metas da Net-Zero permitirá aos membros do grupo, como a MAPFRE, começar a estabelecer, de forma independente, metas intermediárias, baseadas na ciência, para suas respectivas carteiras de assinatura de seguros e resseguros. Essas metas devem estar em linha com um caminho de transição líquida zero consistente, com um aumento máximo de temperatura de 1,5 °C acima de níveis pré-industriais até 2100. Com o lançamento do Protocolo, os membros atuais da NZIA são obrigados a estabelecer e divulgar suas metas iniciais até 31 de julho de 2023.
Este marco importante acontece 18 meses depois da fundação da aliança durante a Cúpula Climática do G20 em Veneza, em 2021. Na ocasião, oito das principais seguradoras e resseguradoras do mundo participaram do lançamento. Desde então, a NZIA cresceu para 29 seguradoras e resseguradoras, representando cerca de 15% do volume de prêmios mundiais globalmente.