Fenacor divulga dados do ICSS

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Em janeiro, otimismo continuou crescendo
1) Análise
No primeiro mês do ano, o otimismo do setor de seguros continuou
crescendo. Por exemplo, no caso das seguradoras, o ICES é o maior valor
desde 2015, atingindo agora mais que 125 pontos.
Essa avaliação favorável está espalhada entre todos os tipos de
empresas analisadas – as seguradoras, as resseguradoras e as grandes
corretoras.
A seguir, os últimos números obtidos.

Indicador Set.17 Out.17 Nov.17 Dez.17 Jan.18
ICES 114,3 113,7 121,3 122,5 127,2
ICER 105,3 116,2 108,0 115,9 121,5
ICGC 116,5 127,2 125,4 131,1 133,2
ICSS 111,9 118,9 118,0 123,0 127,2

2

2) Expectativas para daqui a 6 meses
A seguir, a distribuição percentual das respostas, com relação a
cada um dos setores analisados.
a) Crescimento da Economia Brasileira
Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 5 16 22
Melhor 76 52 44
Igual 19 32 34
Pior 0 0 0
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100
b) Rentabilidade do seu setor
Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 0 4 0
Melhor 31 44 22
Igual 57 48 67
Pior 12 4 11
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100
c) Faturamento do seu setor
Avaliação (%) Seguradoras Corretoras Resseguradoras
Muito Melhor 0 8 0
Melhor 62 52 33
Igual 38 40 67
Pior 0 0 0
Muito Pior 0 0 0
Total 100 100 100

3
3) Gráficos Selecionados
Abaixo, como ilustração, dois gráficos. Primeiro, o indicador ICES e,
em seguida, seus fatores.

Evolução do ICES (Índice de Confiança e Expectativas das

Seguradoras)

60
70
80
90
100
110
120
130
140

Meses

Saldo da Avaliação dos Fatores do ICES (% de Avaliações
Melhor e Muito Melhor menos % de Avaliações Pior e Muito

Pior)

-40%
-20%
0%
20%
40%
60%
80%
100%

Meses

Economia Brasileira
Rentabilidade Seguradoras
Faturamento Seguradoras

4

4) Sobre o ICSS
– O ICSS é um indicador mensal que mede a confiança do setor de
seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: ICES
(Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras), ICER (Índice de
Confiança e Expectativas das Resseguradoras) e ICGC (Índice de
Confiança das Grandes Corretoras).
– Todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha,
em que as empresas dizem sobre o que esperam que aconteça nos
próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do
setor. Ao todo, aproximadamente 100 companhias são entrevistadas em
cada oportunidade.
– Embora todas as perguntas sejam de caráter institucional, as respostas
das companhias não são divulgadas individualmente.
– No seu cálculo, o indicador leva em conta três aspectos: economia
brasileira, faturamento e rentabilidade de cada um dos setores citados.
– A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse
índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao
meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a
mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista
está o segmento; e vice-versa.
– O ICSS é divulgado em toda primeira semana de cada mês, tomando
como referência os dados obtidos em pesquisa realizada na última semana
do mês anterior.
– Essa metodologia segue um padrão similar ao existente em Indicadores
de Confiança de outros setores econômicos – por exemplo, Índice
McKinsey, Índice Fecap (IFECAP), Índice de Confiança do Comércio
(ICEC), Índice de Confiança da Indústria (ICI), etc.
– Para uma discussão teórica do tema acima, ver…
http://www.ratingdeseguros.com.br/pdfs/artigoteoricoICES.pdf
– Com o objetivo de mensurar com precisão a evolução das expectativas,
as perguntas usadas no cálculo do ICSS são repetidas mensalmente.
– Em termos econômicos, o ICSS tem três objetivos principais:
* permitir a comparação com outros indicadores similares da
economia (macroeconômicos e de setores específicos);
* torna-se uma fonte teórica e acadêmica;
* o próprio segmento avaliado e seus setores relacionados passam a
compreender as expectativas atuais e, assim, podem entender melhor

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