Especialista em Seguros de Pessoas fala sobre rendimentos, qualificação profissional e objetivos a serem traçados numa corretora

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Dando continuidade as entrevistas, essa semana nós conversamos com a corretora de seguros, palestrante e administradora de empresas, Sônia Marra, da Marra Corretora de Seguros. Com vasta experiência em Seguros de Pessoas, a executiva deu todos os detalhes sobre como aumentar a rentabilidade do seu negócio atuando com essa modalidade de seguro.

O Portal Panorama Seguros busca profissionais qualificados para interagir com nossos leitores, com objetivo de informar e compartilhar conhecimento em todos os aspectos. Confiram o nosso bate-papo e observem o quanto é importante se atualizar e manter o foco na comercialização de apólices de Vida e Saúde. O mercado não se resume só em auto!

 

 

Panorama Seguro: Sabemos que no mercado de seguros, a senhora é conhecida por ser especialista em Seguros de Vida, Saúde e Previdência Privada. Conte para os nossos leitores os detalhes sobre os rendimentos voltados para Seguros de Pessoas.

Sonia Marra: O seguro de pessoas com cobertura por sobrevivência oferece oportunidades de diversificação financeira com bons resultados.  Os fundos para aplicação dos recursos variam dos mais agressivos, que investem em renda variável (ações), aos mais conservadores, que aplicam apenas em títulos públicos e/ou títulos privados.

Portanto, haverá opções para os mais diversos tipos de investidores. O segurado deverá estar atento às políticas de investimentos dos fundos e as opções disponíveis. Só um especialista no ramo poderá ajudar o segurado a definir a proteção mais adequada ao seu perfil durante todo o seu ciclo de vida. Com esse viés, podemos afirmar que o ramo de seguro de pessoas oferece excelentes possibilidades, porém, exige muito conhecimento e uma capacitação profissional constante. O corretor que estiver disposto a se especializar no ramo e se tornar um consultor em proteção familiar terá grandes oportunidades de formar uma carteira de clientes sustentável e duradoura. É importante compreender os cálculos e as taxas que precificam e remuneram; saber que o fator de cálculo é o resultado numérico, calculado mediante a utilização de taxa de juros e tábua biométrica, quando for o caso de renda. Conhecer a legislação e as variáveis que impactam diretamente no resultado é fundamental.

A operação de planos com cobertura por sobrevivência é regulada, basicamente, pela  Resolução CNSP 140/2005 (com redação alterada pela Resolução CNSP 148/2006, que altera e consolida as regras de funcionamento e os critérios para operação da cobertura por sobrevivência oferecida em plano de seguro de vida, e pela Circular SUSEP 339/ 2007. Concluindo, se não estiver disposto a ter paciência e se tornar um especialista e buscar aprendizado constante, é melhor não se aventurar no ramo. Procure sempre firmar boas parcerias.

Panorama Seguro: Como administradora e pós-graduada em Gestão Empresarial pela UFRJ, percebemos que possui uma larga experiência para administrar um negócio. Qual conselho daria para um corretor de seguros que planeja abrir uma corretora?

Sonia Marra: Primeiramente estar disposto a adquirir os conhecimentos necessários para maximizar lucros e minimizar prejuízos, deve iniciar elaborando um plano de negócios, avaliar se vai abrir sozinho ou com um sócio, definir se vai  montar um escritório ou se vai trabalhar home Office, além da estrutura física vai precisar de uma estrutura digital que inclui site, multicalculo e CRM. Considero muito importante ter foco, ser especialista em um segmento e eleger uma seguradora como principal parceira.  O melhor caminho para quem está começando e planeja abrir  uma corretora, é  ter a missão e visão bem definida, porque quem não sabe onde quer chegar não chegará a lugar nenhum, só perderá tempo.

Panorama Seguro: Temos a consciência que todo profissional precisa de atualização. De acordo com a sua visão, explique a importância em relação à qualificação do corretor de seguros.

Sonia Marra: Não tem mais espaço no mercado para o profissional que não investe no seu aprendizado e que não esteja amplamente capacitado e adaptado a tecnologia. As mudanças são constantes e o corretor precisa se atualizar, aprender  e reaprender o tempo todo. A qualificação é a fonte do crescimento profissional e da expansão dos resultados nos negócios.

Panorama Seguro: A atuação junto ao setor de seguros requer responsabilidade acima de tudo, pois lidamos com bens de terceiros. Na sua opinião, qual a importância para uma família ter um seguro de vida e até mesmo um plano de previdência privada?

Sonia Marra: A proteção que o seguro proporciona, permite que as pessoas possam se reestruturar no caso de uma perda, de um imprevisto ou de uma fatalidade. É importante uma família ter um planejamento de proteção financeira incluindo seguro de vida e um plano de  previdência para garantir o poder de compra e poder se reestruturar quando existir uma perda e/ou prover qualidade de vida no futuro.

Panorama Seguro: Planejar as ações e traçar metas e objetivos são essenciais para o sucesso de uma empresa. Fale sobre a importância do Planejamento Estratégico para uma corretora de seguros.

Sonia Marra: Planejamento estratégico é uma competência da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Alguns itens cruciais para o plano estratégico são: missão, visão, objetivos, metas, criação de planos de ação e seu posterior acompanhamento.  Monitorar e alinhar estrategicamente as metas são determinantes para o sucesso de uma corretora de seguros.

Panorama Seguro: Para finalizar, como foi feito o planejamento estratégico da Marra Corretora de  Seguros? Quais são as metas e objetivos a serem alcançados em 2018?

Sonia Marra: O planejamento estratégico da Marra Corretora para 2018  foi feito com base na análise da performance de 2017 e com a premissa de consolidar ainda mais a “missão, visão e valores”  da empresa. que é ser reconhecida pela credibilidade e qualidade de serviço prestado. Pretendemos  investir nos processos internos, operacionais e tecnológicos para  crescer 15% em faturamento geral em 2018. Apostamos na nossa  estratégia  de fidelização, priorizamos  a relação duradoura e sustentável sempre com inovação. Continuaremos trabalhando basicamente por indicações dos nossos clientes. Apesar de ser uma tendência de mercado, não faz parte dos nossos planos comprar leads e investir em venda online. Geramos nossas indicações e novos negócios por meio da relação com a nossa base de clientes. Mesmo nos momentos difíceis por conta da crise onde tivemos  perdas de receitas, não perdemos o clientes e conseguimos com novos negócios equilibrar  e superar as metas estabelecidas. Isto só aconteceu porque os nossos clientes conseguem enxergar o valor do nosso  trabalho e não somente o  preço pago pelo seguro contratado.

 

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