Seguro Habitacional Individual permite entrada de corretores de seguro no mercado financeiro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Com o lançamento do Seguro Habitacional Individual, anunciado em abril pela EZZE Seguros, corretores de seguro terão, pela primeira vez, a oportunidade de atuar no sistema financeiro por meio da oferta da portabilidade do seguro que protege financiamentos imobiliários, obrigatório neste formato de aquisição de imóveis. Até então toda a negociação para a escolha do seguro habitacional estava concentrada nas instituições financeiras que oferecem apólices coletivas no momento da contratação de um financiamento imobiliário.

 

Ao mesmo tempo em que a portabilidade do Seguro Habitacional Individual dá ao cliente o direito de escolha do seguro habitacional — e, com isso, a redução no valor das prestações do imóvel –, ela permite que os corretores de seguros ampliem sua área de atuação e remuneração. Para se ter uma ideia, só em 2021 foram lançados no mercado de construção civil 107.390 unidades habitacionais, o que representa uma alta de 24,6% na comparação com o ano anterior e para 2022 e o financiamento imobiliário chegou a R$ 255 bilhões. Para 2022, as perspectivas são de mais crescimento.

 

“A portabilidade do Seguro Habitacional Individual garante mais transparência no processo de contratação deste seguro que é fundamental para a proteção do investimento feito na compra de um imóvel. E os corretores de seguro são personagens de extrema importância na medida em que orientam sua carteira de clientes sobre estas possibilidades e oferecem todo suporte necessário”, explica Juliana Fonseca, vice-presidente de Bancassurance da EZZE e especialista em Seguro Habitacional Individual.

 

Além do atendimento mais assertivo aos clientes, com a oferta de produtos relevantes, a oferta da portabilidade do Seguro Habitacional Individual representa também aos corretores de seguro a possibilidade de aumento na renda mensal, uma vez que o repasse das comissões é mensal durante todo o período de vigência do financiamento. “Neste caso, os corretores ganham por volume. Dentro de um cenário de expansão do mercado imobiliário, o financiamento é uma realidade para a maioria dos clientes. É um segmento muito promissor”, explica Rossana Costa, diretora da GEO, empresa especializada na criação de tecnologias para a área de seguros.

 

No geral, o Seguro Habitacional Individual representa entre 1% e 4% do valor de cada prestação do financiamento e considera questões como o valor de avaliação do imóvel e o saldo devedor. Ao fazer a portabilidade, o cliente pode reduzir em até dez vezes o valor total do seguro.

 

Como oferecer

O lançamento do seguro Habitacional Individual representa um marco para as corretoras de seguros no Brasil, visto que é a primeira vez que qualquer corretora pode atuar neste ramo com apólices individuais. Para oferecer o seguro, basta estar com o cadastro ativo na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), na Ezze Seguros e no Portal GEO. Mais informações estão disponíveis no site do produto.

 

Share.

About Author

Leave A Reply