Especialista da MAPFRE dá dicas de como começar o ano novo com as contas em dia e pronto para programar o futuro
O 13º salário é uma oportunidade para começar o novo ano com as contas em dia e, a partir disso, se programar para investir para o futuro. Para isso, especialistas em educação financeira lembram da importância de pensar na remuneração extra de forma racional, sem afobação, planejando a melhor forma de utilizar o dinheiro.
“Para reorganizar a vida financeira, a prioridade do 13º deve ser o pagamento de dívidas, a começar por aquelas com juros mais altos. Depois, o consumidor deve se preparar para aquelas despesas comuns das festividades e de início de ano, como IPTU e IPVA”, orienta Maristela Gorayb, CFP® (Certified Financial Planner) e diretora Comercial, responsável pelas estratégias de distribuição de previdência e seguro de vida resgatável da MAPFRE.
De acordo com a executiva, com todos os débitos quitados, esse é excelente momento para começar a se preparar para o futuro. E o primeiro passo é pensar na proteção e na tranquilidade familiar, com a contratação de um seguro de vida resgatável. “É essencial que o planejamento financeiro considere nossos objetivos e os riscos que podem impactar a estabilidade financeira da nossa família. Se um casal ainda não alcançou um patamar mínimo de reserva financeira para cobrir os custos de vida de seus filhos até a vida adulta, o seguro de vida resgatável é a solução ideal para garantir esta tranquilidade. E, pode custar menos do que se imagina”, afirma.
O mercado brasileiro tem como opção seguro resgatável Bién Vivir, oferecido pela MAPFRE, que dá a opção de ao segurado obter a cobertura por Sobrevivência, ou seja, após o período contratado, ele mesmo poderá resgatar parte dos valores pagos, com rentabilidade garantida de 3% ao ano somados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O valor excedente dessa rentabilidade também é totalmente repassado a esta reserva, conforme as regras do produto.
Para contratar o plano, com cobertura que pode chegar a R$ 25 milhões, o cliente passa por uma análise sobre seu histórico de saúde, profissão, hobbies e esportes que pratica. “O valor da contribuição mensal, chamado de prêmio, é defino de acordo uma análise individualizada. Diante dos desafios do atual cenário econômico, ter uma proteção por meio de um produto como o Bién Vivir é fundamental para pode proporcionar um equilíbrio financeiro de uma família”, explica a planejadora financeira.