São Paulo 4/6/2021 – Com a solução que foi criada, os funcionários agora podem fazer a identificação convenientemente a partir do seu computador
Empresas se unem para o desenvolvimento de software de sinalização digital com o objetivo de resolver um problema de logística.
No contexto do avanço global da digitalização, onde o comprador enfrenta o desafio de fazer com que suas mercadorias sejam recebidas em processos mais rápidos e eficientes, além de mais seguros, a tecnologia é essencial para eliminar erros e alavancar resultados nos processos logísticos.
Ainda assim, existe um longo caminho a se percorrer. Um estudo realizado em 2019, pelo Grupo AutoVistoria, descobriu que 23% das transportadoras não utilizavam nenhum Sistema de Gerenciamento de Transporte (Transport Management System/TMS) para a demanda de frete.
A adoção de processos logísticos automatizados pode acarretar em uma série de vantagens para as empresas, como a centralização de todas as informações para um maior controle dos processos, a redução de falhas ao praticamente eliminar o erro humano e a diminuição de custos logísticos ao identificar possíveis brechas no transporte e armazenagem.
Um exemplo recente aconteceu na Holanda, onde uma rede de supermercados local procurou desenvolvedores de tecnologia para solucionar um problema específico em seu estoque. Os funcionários tinham que usar folhas de papel para identificar e exibir o conteúdo do local de armazenagem, o número do lote, o nome do operador e a data de validade dos produtos.
Sempre que uma mudança era feita, os funcionários do armazém tinham que subir em uma escada e prender as folhas de acompanhamento em um quadro pendurado no teto. Este fluxo de trabalho era demorado, além de trazer potenciais riscos à saúde e integridade dos trabalhadores. O desejo do cliente era, por um lado minimizar riscos físicos e por outro otimizar ainda mais ao digitalizar o processo.
Agora, os funcionários podem fazer a identificação a partir do computador. O novo fluxo de trabalho é mais amigável e evita possíveis erros. Também aumenta a produtividade, já que os colaboradores podem fazer atividades voltadas para os negócios, ao invés de trocar cartazes impressos o dia toda.
A solução foi criada pela Opticon, especialista na fabricação de scanners de código de barras, em parceria com a Opal Solutions – fabricante de hardware e software de otimização organizacional de procedimentos de trabalho baseados em processos automáticos de identificação. A parceria acontece em vários projetos Inter setoriais, com a Opal criando um software personalizado para uma ampla gama de Hardware Opticon ESL, que podem ser adaptados para diferentes requisitos dos clientes.
Website: http://www.opticon.com.br